Dentes brancos: 5 mitos e verdades do clareamento

Dentes brancos: 5 mitos e verdades do clareamento

Saiba o que é verdade e o que não passa de mito entre as receitas populares de como ter dentes brancos!

1596
0
SHARE
dentes brancos o masculino
Nem sempre o que ouvimos por aí sobre como ter dentes brancos é verdade. Foto: Shutterstock

É certo que quem quer ter os dentes sempre brancos devem cuidar muito bem da higiene bucal, com atenção especial à escovação, que deve ser feita no mínimo três vezes ao dia e de maneira correta. A consulta regular ao dentista também faz parte deste processo, ajudando também a evitar doenças e outros problemas que possam acontecer.

Leia também: 

Saúde bucal: conheça manias que prejudicam os dentes

Implante capilar: dicas básicas para não errar na escolha

Halitose: Conheça as causas e como evitar o mau hálito

Apesar disso, todos os dias surgem novas receitas de como deixar os dentes brancos, além daquelas antigas maneiras que já foram usadas pelos nossos avós há décadas atrás. Mas como saber quais delas pode realmente ajudar a clarear os dentes e quais não funcionam?

Foi pensando nisso que vamos listar abaixo os 5 mitos e verdades sobre como manter os dentes brancos. São dúvidas recorrentes que vamos esclarecer agora.

Dentes brancos

Limão ajuda a deixar os dentes brancos

Falso! O suco de limão, uma das receitas mais antigas que vêm sendo passada de pais para filhos não é nada além de um grande mito. Está mais do que comprovado que ele não tem efeito sobre clareamento dos dentes, podendo, no máximo, dar um pouco de brilho aos dentes. Só isso.

Café e chá mancham os dentes

Verdade! São vários os produtos e alimentos que consumimos diariamente que podem manchar muito os dentes, mesmo que você mantenha a escovação em dia. Entre eles podemos destacar todas as bebidas coloridas, como o café, chá, vinho tinto (porque ele é rico em tanino). Juntamente com os cigarros, alguns alimentos como a beterraba ou frutas vermelhas normalmente deixam marcas superficiais nos dentes.

Vale lembrar que estas são manchas são externas, que podem ser removidas com uma boa limpeza feita pelo seu dentista de confiança. No caso dos antibióticos, eles atacam a própria estrutura do dente, o que é um motivo mais do que importante para que você tenha muito cuidado com o seu uso, principalmente nos casos de automedicação.

A limpeza remove todas as manchas

Falso! Ainda que ele seja bem feita, a limpeza dos dentes pode retirar todas as manchas externas, por meio de uma descalcificação e do polimento. Caso algumas manchas continuem visíveis, é porque elas são internas. Talvez você precise de um clareamento profissional. Converse com o seu dentista e decida sobre a possibilidade de fazer ou não.

Cremes dentais com clareamento funcionam

Verdade / Falso! É verdadeiro pelo fato de que conseguem mudar superficialmente a cor dos dentes após certo período de uso, mas não são tão eficazes assim na retirada das manchas mais difíceis. Você pode usar, mas sabendo que não são aquilo tudo que prometem.

Água oxigenada ajuda a branquear os dentes

Verdade! Isso acontece pelo fato que ela possui peróxido de hidrogénio em baixa concentração, podendo assim trazer realmente algum resultado. Mas não precisa ficar empolgado com esta notícia, pois ele também não faz esse milagre todo que muitas pessoas falam.

Somente os produtos de clareamento usados pelos dentistas possuem uma concentração entre 0,1 e 6% de peróxido de hidrogênio, o que permite um resultado melhor sem danificar os seus dentes.