Implante capilar: dicas básicas para não errar na escolha

Implante capilar: dicas básicas para não errar na escolha

O implante capilar vem ganhando cada dia mais adeptos, mas muitos homens têm receio em decidir por causa dos mitos existentes. Acabe agora com suas dúvidas!

768
0
SHARE
implante capilar o masculino
O Implante capilar é uma boa opção para quem quer recuperar a forma antiga do cabelo. Foto: Shutterstock

Se antes os procedimentos para o implante capilar eram uma grande incógnita para quem precisava, atualmente a história é outra. As técnicas utilizadas hoje são bem mais avançadas, o que reduz os riscos de erros e, principalmente, aumentam as chances de que o implante dê os resultados esperados. Entre os métodos mais seguros podemos destacar o Micro implante Folicular fio-a-fio.

Esta técnica consiste em fazer um corte preciso com a lâmina, que geralmente é feita de safira, ajuda a evitar que micro fragmentos de pele fiquem alojados dentro da incisão, o que previne rejeição dos implantes. Se você quer saber mais sobre o implante capilar para saber melhor como escolher, veja nossas dicas.

Leia também: 

Conheça os cortes de cabelo masculino que são tendência

Pomada para cabelo é alternativa ao gel

O implante capilar é um procedimento no qual se tiram fios saudáveis de uma área não afetada pela calvície e implanta nos locais de perda por meio de um procedimento cirúrgico. Todas as pessoas podem realizar um transplante capilar, desde que tenha sofrido uma perda de cabelo. Normalmente o implante é indicado para:

– Quem possui uma calvície hereditária;

– Quem quer refazer a linha anterior do cabelo;

– Quem pretende cobrir cicatrizes, seja ela por acidentes ou por patologias;

– Quem perdeu o cabelo apos cirurgias, como lifting;

– Quem perdeu cílios, sobrancelha e barba;

– Quem quer ter cabelos ou pelos em áreas com baixa densidade.

implante capilar o masculino
Com o implante capilar é possível repor áreas que vem perdendo os fios. Foto: Shutterstock

Dicas para acertar no implante capilar

Muita atenção durante a consulta, pois é nela que será avaliado se seu caso possui indicação cirúrgica, observando também a área doadora do paciente por meio de um videodermatoscópio . É aí que se terá uma estimativa sobre o número de fios/cm², além de fazer uma verificação da elasticidade do couro cabeludo, o que permite traçar o melhor plano cirúrgico para cada caso.

Preze por uma clínica confiável e com boa estrutura, contando sempre com uma equipe bem treinada e aparelhos de última geração (como microscópios estereoscópicos 3D). O motivo principal é o fato de que as unidades foliculares precisam ser cortadas com maior precisão, como forma de evitar lesões de raiz e mantendo os folículos íntegros. Isso possibilita um resultado cirúrgico melhor, sem rejeição dos enxertos.

A presença de um anestesista, apesar de ser opcional, (para a cirurgia há recomendação de anestesia apenas local), é importante para garantir a segurança e o seu próprio conforto, pois é ele quem vai fazer com que você durma durante todo o procedimento, evitando também que sinta dor.

Pense no tempo total da cirurgia. Apesar dos avanços que já podem ser observados atualmente, é importante saber que, apesar de simples, não se trata de um procedimento rápido, levando entre 5 e 6 horas, dependendo do volume a ser implantado.  É importante que você escolha a melhor data e horário, para que não atrapalhe sua rotina nem tenha que apressar o procedimento por causa de compromissos.

Exija uma documentação fotográfica, pois é ela que permitirá uma avaliação mais detalhada e realista dos efeitos do procedimento. A clínica escolhida precisa respeitar toda a legislação referente aos direitos de imagem do paciente, que a impede de utilizar estas imagens sem a autorização por escrito e assinada pelo próprio paciente.

implante capilar o masculino
O procedimento é simples, mas exige cuidados importantes para não errar. Foto: Shutterstock

Entenda bem o processo, pois é muito comum que as pessoas se assustem quando os fios implantados começam a cair. É importante saber que cerca de 80% dos fios transplantados caem naturalmente entre 7 e 14 dias após o procedimento, mantendo apenas suas raízes no couro cabeludo. São exatamente estas raízes que vão dar origem aos novos fios. Eles vão começar a aparecer apenas após um período entre 4 e 6 meses após a cirurgia, crescendo aproximadamente 1 centímetro por mês.

A boa notícia é que, como os fios que foram transplantados não contêm o código genético que leva à calvície, eles certamente não serão atingidos pela queda ou afinamento dos fios. Por isso, este procedimento pode ser considerado definitivo e muito seguro. Apenas os seus cabelos que não foram transplantados e que contêm o código genético para a calvície podem continuar caindo.

Não deixe de fazer um tratamento clínico no pós-operatório, o que geralmente é feito com medicamentos via oral. Ele é fundamental para que seu corpo não desenvolva uma reação negativa em relação ao procedimento, com o uso de. Os resultados finais do implante capilar você terá entre 10 e 12 meses após a cirurgia.