Jogo de computador pode tratar a esquizofrenia

Jogo de computador pode tratar a esquizofrenia

Saiba como um jogo de computador pode ajudar a tratar a esquizofrenia, melhorando a memória e o aprendizado.

362
0
SHARE
tratar a esquizofrenia o masculino
O jogo de treinamento pode ser muito útil para tratar a esquizofrenia. Foto: Shutterstok

Os pacientes que sofrem com a esquizofrenia normalmente possuem problemas de memória e aprendizagem, o que pode começar a ser tratado com ajuda da tecnologia. Um jogo de treinamento do cérebro para computadores vem provando que ajuda a melhorar a rotina de pessoas, mostrando que ajuda a tratar a esquizofrenia, segundo pesquisadores da Universidade de Cambridge.

De acordo com os resultados dos testes, que foram feitos com um pequeno número de pacientes, que jogaram o jogo durante quatro semanas, houveram melhorias na memória e na aprendizagem destas pessoas. Especialistas afirmam que isso poderia ajudar as pessoas a voltarem ao trabalho ou mesmo estudar depois de um diagnóstico de esquizofrenia.

Tratar a esquizofrenia

A esquizofrenia é uma condição de saúde mental que causa uma variedade de sintomas psicológicos, como a mudança de comportamento e alucinações. Alguns pacientes também experimentam problemas de cognição, que afetam sua memória e capacidade de viver de forma independente.

Concebido e desenvolvido por pesquisadores na Universidade de Cambridge, contando com a ajuda de pacientes, o jogo de treinamento cerebral possui um tema com vários níveis de dificuldade. Ele exige dos jogadores que entrem em quartos, encontre itens em caixas e lembrem-se de onde colocá-los, testando a chamada memória episódica.

A professora Barbara Sahakian, do departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge pesquisou o impacto do jogo e afirmou que os pacientes que jogaram apresentaram um índice significativamente menor de erros nos testes seguintes, tanto na memória quanto no funcionamento do cérebro.

Ela disse ainda que isso era uma indicação de que eles estavam melhor preparados para suportar o mundo real. “Tratar os sintomas cognitivos da esquizofrenia era importante, mas o lento progresso estava sendo feito no sentido de desenvolver um tratamento medicamentoso”, ressaltou.

A pesquisadora disse ainda que o jogo de memória conseguiu ajudar onde as drogas até agora não tinham conseguido e sem os efeitos colaterais. “O jogo é interessante pelo fato de que mesmo aqueles pacientes que apresentam uma falta de motivação geral são estimulados para continuar o treinamento”.

Embora os resultados sejam promissores, a equipe de pesquisa disse que mais estudos são necessários com grupos maiores de pacientes para confirmar os resultados. Os pesquisadores acrescentaram que quaisquer jogos de treinamento de memória deve ser usado em conjunto com medicamentos e terapias psicológicas.

As informações são da BBC.