Cerveja: cevada, milho ou arroz… O que você bebe?

Cerveja: cevada, milho ou arroz… O que você bebe?

conheça algumas marcas de cerveja famosas que levam milho ou outros cereais em sua composição e que você nem sabia!

1937
0
SHARE
cerveja o masculino
Muitas marcas utilizam cereais não maltados em sua composição sem que os consumidores percebam. Foto: Shutterstock

O Brasil, que é o 3º maior produtor de cerveja do mundo, com 86,7 bilhões de litros vendidos anualmente, tornando a bebida presente sempre em festas e comemorações, além dos momentos de lazer ou socialização. Acontece que muita coisa mudou desde a sua criação pelo duque Guilherme VI, que em 1516, quando um decreto na Bavieira determinou que a cerveja deveria ser feita apenas com água, malte e lúpulo.

Foram pesquisadores brasileiros em um artigo científico publicado no Journal of Food Composition and Analysis, em 2012, que mostraram que as cervejas mais vendidas no Brasil utilizavam milho no lugar de cevada. Na lista estavam Antarctica, Bohemia, Brahma, Itaipava, Kaiser, Skol e todas as demais cervejas que trazem em seu rótulo um ingrediente definido como “cereais não maltados”, ou “adjuntos cervejeiros”.

Isto é possível somente porque, de acordo com a legislação brasileira, é permitido substituir até 45% do malte de cevada da bebida por outra fonte de carboidratos que seja mais barata. Agora é o momento de você pensar o quanto de cerveja você já tomou e a quantidade de milho ingerido no lugar de malte. Não que isto seja um problema grave, mas, apenas pense…

A Cerveja e os transgênicos

Na mesma época em que se liberou a substituição da cevada por outros cereais, foi autorizada também a comercialização do milho transgênico no Brasil. Atualmente são mais de 18 tipos diferentes de milhos transgênicos produzidos, o que pode ser um problema. Não há garantias de que este milho não esteja sendo utilizado para a produção de cerveja.

A questão em torno dos transgênicos é que não há estudos que assegurem que esse milho feito em laboratório seja saudável para o consumo humano ou mesmo para o equilíbrio do meio ambiente. Por isto é importante ficar atento.

Só cerveja barata leva outros cereais?

Não, mesmo porque não isso quer dizer que ela não tenha qualidade. Por mais que pareça óbvio, diversas marcas muito famosas e que possuem um consumo elevado em diversos países no mundo inteiro também utilizam milho – e até mesmo arroz – entre seus ingredientes. Veja abaixo as principais delas.

cerveja o masculino1906 – A cerveja espanhola também não ficou fora desta lista, pois traz entre seus ingredientes água, malte de cevada, milho, lúpulo e leveduras.

 

 

cerveja o masculinoAmstel – Cerveja enquadrada no estilo Standard American Lager, ela também possui cereais não maltados entre os ingredientes.

 

 

cerveja o masculinoBudweiser – A queridinha dos EUA leva arroz em sua produção, que segundo acusações do Greenpeace é geneticamente modificado. Mas nem por isso deixou de ser a quarta mais vendida do mundo.

 

cerveja o masculinoCorona – A cerveja das propagandas famosas e dos filmes americanos tem entre os ingredientes o xarope de milho.

 

 

cerveja o masculinoEstrella Damm – Outra espanhola que também traz entre os ingredientes os chamados “adjuntos cervejeiros”, ou seja, cereais não maltados.

 

 

cerveja o masculinoGuinness – A cerveja irlandesa teve em sua composição durante anos o xarope de milho. Recentemente a empresa afirmou que não usa mais.

 

 

cerveja o masculinoLeffe Blond – Cerveja que chegou ao Brasil em 2007, ela tem entre seus ingredientes, além do malte de cevada, “cereais não maltados, carboidratos” e lúpulos.

 

 

cerveja o masculinoNorteña – A cerveja uruguaia que pode ser encontrada em alguns bares brasileiros também traz cereais não maltados entre os ingredientes.

 

 

cerveja o masculinoQuilmes – Foi eleita como a melhor cerveja na categoria light tropical no World Beer Cup, mas conta com cereais não maltados, ou seja, milho em sua composição.

 

 

cerveja o masculinoSaint Beer Red Ila – Esta cerveja artesanal brasileira não só usa cereais não maltados como declarou que usa também o arroz vermelho, como estratégia de criar o que chamam de “Double Red Ale”.

 

cerveja o masculinoSol – Ela também conta com xarope de milho em sua composição.

 

 

 

cerveja o masculinoStella Artois – Apesar de que muitos de você vão ficar surpresos, a própria empresa já admite no rótulo que faz uso de cereal não maltado.

 

 

cerveja o masculinoRodenbach – Está aí uma cerveja conhecida pela qualidade e que também tem milho (aproximadamente 20%) em sua composição.

 

 

 

Vale lembrar que a intenção deste texto não é de fazer algum juízo de valor sobre as cervejas, nem de declarar qual é a melhor, pois depende do paladar de cada um. O que queremos é apenas ajudar você a saber melhor o que está incluído na sua cerveja predileta.