Saiba o que comer para dormir bem

Saiba o que comer para dormir bem

Descubra o que você pode comer e o que deve evitar para ter uma boa noite de sono e tenha dias bem melhores!

437
0
SHARE
comer o masculino
Sua alimentação pode influenciar muito mais no seu sono do que você imagina. Foto: Shutterstock

Está mais do que comprovado que a qualidade do sono depende muito da sua alimentação, principalmente da última refeição que é feita antes de se deitar. Recentemente, uma pesquisa realizada na França, a partir de uma parceria entre o Instituto Nacional do Sono e do Estado de Alerta (INSV) e o grupo de saúde complementar MGEN, apontou uma relação bem próxima entre os problemas de sobrepeso e os distúrbios do sono.

Mas esta afirmação acaba gerando inúmeras dúvidas nas pessoas, pois nem sempre é fácil saber o que comer para se ter uma boa noite de sono. Como resposta aos resultados preocupantes do estudo, os pesquisadores decidiram apresentar as chamadas regras de ouro do que comer antes de dormir. Se você está neste dilema e quer acabar com as noites mal dormidas, as dicas abaixo e durma melhor.

comer o masculino
Evitar comer carnes e outras proteínas antes de dormir podem ajudar a melhorar a qualidade do sono. Foto: Shutterstock

O que comer antes de dormir?

Não coma menos do que o necessário

Segundo o professor Damien Léger, um dos responsáveis pelo estudo, mesmo fora de atividades durante o sono, o corpo precisará de uma quantidade suficiente de energia para todo aquele período. Sendo assim, se você comer menos do que precisa o seu sono será fragmentado pela fome, o que não é nada bom. O melhor é cuidar mesmo do que você vai comer, optando sempre por refeições mais leves e fáceis de digerir, mas que contenham um valor energético adequado.

Evite a ingestão de proteínas

O mais indicado é que os alimentos ricos em proteínas, como a carne, por exemplo, sejam ingeridos durante o almoço, pois eles exigem mais esforço para a digestão e aumentam o estado de vigilância do corpo. Para o jantar, a dica é dar prioridade para os amidos, como as batatas, o arroz e as massas, pois possuem carboidratos lentos que saciam e ajudam a melhorar a qualidade do sono. Os derivados do leite também são bastante indicados pelos especialistas, lembrando que a refeição deve ser feita pelo menos duas horas antes de se deitar.

comer o masculino
Os alimentos mais leves, fáceis de digerir, são os mais indicados. Foto: Shutterstock

Chá: o grande aliado do sono

Eles não poderiam ficar de fora, pois ninguém pode negar que alguns chás possuem um efeito calmante, como tília, camomila, maracujá, lúpulo, entre outros. Além do mais, a própria adoção de um “ritual do chá” antes de dormir já é por si só uma maneira de criar uma condição favorável ao sono, o que também ajuda bastante. É bom lembrar que alguns chás devem ser evitados, principalmente os que possuem cafeína, como o mate, por exemplo.

E por falar dela…

Os produtos que contém estas substâncias já são conhecidos como importantes aliados para quem quer ficar acordado, principalmente o café e os refrigerantes de cola, mas não são os únicos que contém cafeína. Por isso vamos alertar para outro produto que, assim como o chá mate, acaba enganando as pessoas: o chocolate. A cafeína possui efeitos que são muito lentos para dissipar, o que ajuda a piorar ainda mais a situação. Segundo os pesquisadores, metade da quantidade ingerida continua presente no sangue por até 4 ou 5 horas após sua ingestão. Por isso, se você quer dormir bem, evite comer chocolate ou tomar café depois das 15h.

comer o masculino
Comer bem para dormir bem: esta é a dica de ouro para ter dias bem melhores. Foto: Shutterstock

Não se engane com o álcool

Muitas pessoas afirmam que dormem bem melhor após a ingestão de bebidas alcoólicas, o que é um grande engano. Segundo Joëlle Adrien, presidente do Conselho Científico do INSV, “o álcool interfere no sono de duas maneiras diferentes, com efeitos contraditórios, sendo ao mesmo tempo um facilitador e perturbador. Se por um lado ele ajuda você a pegar no sono logo após tomá-lo, durante a noite ele acaba atrapalhando, pois torna o sono mais leve, promove despertares noturnos ou mesmo pesadelos e a apneia do sono”.

Após estes conselhos, podemos concluir que, como tudo na vida, é preciso buscar um equilíbrio para ter uma boa noite de sono. Então, fique atento aos alimentos que você deve evitar, aos horários e a quantidade que você come, pois uma noite bem dormida faz toda diferença no nosso dia a dia, não é mesmo?