Tem muita gente que pensa que a escolha da roupa que vai usar na academia é apenas uma questão de estilo, uma maneira de seguir a moda e estar atualizado. Mas não é bem assim que deve ser. A decisão sobre o que vai vestir ou não para as atividades físicas depende muito das características do seu corpo e também do tipo de exercício que você vai fazer. Por isso resolvemos dar algumas dicas importantes de como escolher as suas roupas de academia.
Uma coisa é bem básica: todas as atividades que você faz na academia te fazem suar, o que exige que você vista roupas que contribuam para a absorção da transpiração, que tenham um tecido leve e facilite o conforto e mobilidade durante os exercícios. Os tecidos mais indicados são o algodão e o dri-fit, pois eles atendem aos principais requisitos acima, lembrando que o poliéster pode ser também uma boa escolha em alguns casos. O que deve ser evitado é o uso de roupas de tecidos puramente sintéticos, pois eles dificultam a absorção do suor.
Quais roupas de academia eu devo usar?
É comum encontrar pessoas que afirmam que para os homens não há muitas opções de roupas de academia, o que seria um facilitador na hora da escolha. Mas também não é bem assim. Se for olhar, de um modo mais geral, realmente podemos resumir em camiseta, bermudas ou calça. Mas existem diversos tamanhos e modelos e cada um deles será mais apropriado para um tipo físico ou modalidade de atividade.
Se você não tem muita paciência para escolher o que usar na academia, a dica é optar pelo que há de mais básico. Assim você garante o conforto e a facilidade para executar os movimentos, além de evitar os problemas com a transpiração. Veja abaixo as roupas de academia mais indicadas de acordo com o seu tipo físico.
Roupas de academia por tipo físico
Se você está acima do peso ideal, evite vestir shorts mais justos ou camisetas cavadas (principalmente as regatas), além das cores muito fortes ou detalhes chamativos, pois eles vão destacar ainda mais os seus “quilinhos a mais”. Neste caso, o mais indicado são shorts, bermudas e camisetas mais soltos, com cores mais sóbrias, pois não chamam a atenção e darão mais liberdade aos seus movimentos.
Se você é mais magro, evite os shorts e as camisetas muito largas. De maneira geral, não há muitas restrições, devendo ser observado apenas o conforto e a facilidade para os movimentos durante as atividades.
Caso você seja mais baixo, uma dica é usar roupas com listras verticais, pois elas dão uma impressão de silhueta mais alongada. Evite as listras horizontais e as bermudas muito longas.
No caso dos homens que possuem as pernas mais finas, o mais indicado é usar bermudas maiores (na altura do joelho, por exemplo), lembrando que elas não podem dificultar os movimentos. Os shorts destacam as pernas e por isto devem ser evitados.
Caso você tenha as pernas mais grossas, pode aproveitar para valorizar isto, apostando mais nos shorts (os de corrida, por exemplo), dando preferência aos lisos.
É sempre importante lembrar que as meias devem ser sempre de algodão, pois as de material sintético podem gerar problemas como as bolhas e os odores desagradáveis nos pés. O tênis deve ser o mais confortável possível e apropriado para os exercícios que você vai praticar.
Se você quer variar o visual, principalmente se frequenta a academia várias vezes por semana, tenha pelo menos 5 camisetas e 3 shorts ou bermudas, pois você vai precisar. No caso de cidades que possuem um clima mais variado, com temperaturas mais frias em uma época do ano, não se esqueça de os blusões e calças apropriados para a atividade que você vai praticar.