Porque não consigo encontrar uma namorada?

Porque não consigo encontrar uma namorada?

Esta é uma pergunta bastante comum entre os homens, principalmente após relacionamentos duradouros que não deram certo. Saiba que a resposta pode estar ao seu lado.

1374
1
SHARE
encontrar uma namorada o masculino
Muitos homens possuem dificuldades para encontrar uma namorada, sem saber que o problema pode estar mais perto do que pensa. Foto: Shutterstock

Há um ditado que diz que ninguém nasceu para ficar sozinho e que, mais cedo ou mais tarde, você vai encontrar a pessoa certa. E este é um dos maiores sonhos das pessoas em geral, mas que às vezes parece que não vai chegar. Em alguns casos, o desejo de namorar, casar e constituir uma família é tão forte que a procura por alguém começa a ser mais angustiante do que a própria solidão.

Se este não é o seu caso, é bem possível que você conheça alguém nesta situação e pode perceber que, na maioria das vezes trata-se de um cara legal, mas que mesmo assim continua sozinho. Muitas vezes ele tem boa aparência, é interessante, atraente, possui certa simpatia, é inteligente, honesto, mas continua sozinho. A pergunta que volta é sempre a mesma: porque eu não encontro uma namorada? Porque os relacionamentos sérios são tão difíceis para estas pessoas?

O que pode me impedir de encontrar uma namorada?

Muitas vezes o que acontece é que a própria pessoa começa a se auto sabotar, tomando atitudes ou falando coisas que vão no sentido contrário do que realmente deseja, o que acaba tornando o início (ou a continuidade) do relacionamento impossível. Isso acontece sem uma razão aparente, mas pode estar ligado a algo que nem mesmo a pessoa sabe o que é realmente.

Sabemos que alguns traumas podem trazer para o perfil da pessoa algumas situações que muitas vezes são difíceis de controlar, como os sentimentos de inferioridade, incapacidade de gerir uma relação, o medo da rejeição, a autodesvalorização, entre outros. São estes sentimentos que acabam destruindo a autoestima, levando muitas vezes à perda da esperança em encontrar alguém especial.

Vale lembrar que é na infância, dentro mesmo dos relacionamentos com a própria família e amigos é que se constroem as bases que nos leva a compreensão e, ao mesmo tempo, às dificuldades de nos relacionarmos com os outros. Com isso, é possível que esta dificuldade esteja ligada à relação que tivemos (ou não) com os nossos pais, por exemplo, o que vai se refletindo em como tratamos as pessoas com quem tentamos nos envolver.

A maneira que encontramos de manifestar esses sentimentos marcados em nosso inconsciente, sejam eles frustrações, fantasias, crenças, sentimento de abandono, de rejeição ou culpa é projetando-os em nossos relacionamentos na adolescência, juventude ou vida adulta. É uma maneira de consertar o que foi feito errado no passado, o que é impossível.

Por isso a importância em se conhecer melhor, buscar dentro de você o que realmente sente e tentar compreender como você vem refletindo seu passado nos novos relacionamentos. Caso não consiga ir tão profundamente nas reflexões sobre você mesmo e suas relações, a ajuda de um profissional de psicologia ou terapeuta pode ajudar. Quem sabe resolvendo isso fique mais fácil de você encontrar uma namorada para ter um relacionamento mais saudável e duradouro?