É comum para quem treina pesado com o objetivo de ganhar músculos chegar a um ponto em que começa a sentir que os resultados não estão vindo. Isto pode ser verdade e por diversos motivos, entre os principais estão hábitos que acabam nos sabotando.
Se esta é a sua situação atual e você quer mudar este quadro rapidamente para voltar a crescer, conheça os 6 piores hábitos que te impedem de ganhar massa muscular, mude já e obtenha bons resultados novamente!
Leia também:
Treinos longos são bons para aumentar a massa muscular?
GH: aumente naturalmente a produção do ‘hormônio do crescimento’
Creatina: saiba para que serve e quando usar
Hábitos que impedem de ganhar massa muscular
Treinar com parceiros negativos – Ninguém pode dizer que treinar sozinho é melhor para ter resultados do que em parceria com alguém. Acontece que aquele velho ditado que diz “antes só do que mal acompanhado” é muito válido também para quem quer ganhar massa muscular.
Se você treina com um ‘amigo’ que te puxa para trás, sempre dizendo que já está bom, que não precisa evoluir ou que sempre chama você para sair da rotina e quebrar sua sequência de treinos semanais, evite-o! Procure se cercar de pessoas que, assim como você, querem crescer de verdade, evoluir, para que a vontade de um sirva de exemplo e incentivo para o outro.
Esperar muito das máquinas – Está aí uma coisa que a evolução dos equipamentos da academia, que cada vez mais oferecem as melhores opções para que você possa trabalhar todos os seus grupos musculares. Não somos contra esta evolução, mas apenas para os exageros e a ideia de que tudo o que seu corpo precisa está ali.
Especialistas afirmam que ao treinar apenas com a utilização destas máquinas pode alterar a forma como seu corpo se move naturalmente, eliminando assim a necessidade de estabilização natural dele e restringir sua amplitude de movimento. Assim, estes equipamentos devem fazer parte de sua rotina de treinos, mas se você quer realmente ganhar massa muscular, os exercícios com pesos livres devem ter um lugar de destaque em seu programa.
Excesso de exercícios cárdio (treino cardiovascular) – Está aí mais uma dica que você deve compreender como a necessidade de buscar o equilíbrio. Um estudo da Universidade de Tampa mostrou que o excesso deste tipo de exercícios nos treinamentos podem reduzir os ganhos de força em até 50%, o que pode ser trágico na busca por resultados.
Uma opção neste caso é incluir atividades de baixa intensidade em sua rotina, o que vai facilitar muito a recuperação e causa efeitos negativos menores sobre a força. Se sua preocupação em relação a isto é a necessidade de condicionamento intenso, a inclusão de sessões curtas de HIIT já resolve.
Não cuidar da hidratação – O sonho de todo personal trainner e professor de educação física é nunca mais precisar falar sobre isso. Parece óbvio, mas é muito comum as pessoas cuidarem de tudo em relação ao treino, menos da hidratação do próprio corpo, o que pode impedir você de ganhar massa muscular. Beba pelo menos 2 litros de água por dia, podendo até dobrar esta quantia em dias nos quais você treinar e suar muito.
Dormir pouco – O sono é essencial para que você possa ganhar massa muscular de maneira satisfatória, pois uma grande parte dos hormônios anabólicos, como o hormônio do crescimento e a testosterona, por exemplo, são liberados durante o sono. Assim, dormir pouco não só deixa você mais cansado, atrapalhando o seu desempenho nos treinos como também altera influencia negativamente em sua produção hormonal. Manter uma rotina de 7 a 8 horas de sono por noite é essencial.
Academias sem equipamentos adequados – Por mais que você seja disciplinado e se empenhe muito em ganhar massa muscular, se a academia não oferecer a você o suporte necessário, seu esforço poderá não ser suficiente para alcançar os resultados. Além de uma equipe técnica boa e eficiente para ajudar você a treinar, o local precisa ter os equipamentos necessários (e em bom estado) para que tenha opções de treino e o faça com segurança.
Lembre-se sempre que o acompanhamento de um profissional capacitado pode fazer toda a diferença nos seus resultados e certamente irá contribuir para evitar lesões ou esforço desnecessário. Não se esqueça também de cuidar dos seus hábitos alimentares.