Foi lançado hoje, 5 de agosto, o Hoverboard Lexus, o Skate voador, que há muito tempo se tornou um símbolo de tecnologia do futuro (desde os filmes nos anos 1980).
Chamado pela em presa de “Slide”, o objeto parece operacional e foi o britânico Ross McGouran quem teve a honra do primeiro teste, nesta pequena maravilha tecnológica. O objeto é real, ele realmente levita, mas (porque há sempre um “mas”) parece apresentar certas limitações.
Veja o vídeo!
Hoverboard – O Skate voador Lexus
A princípio, o Slide funciona apenas acima de um trilho de metal, razão pela qual Lexus construiu recentemente uma “Hoverpark”, perto de Barcelona. A placa é alimentada por supercondutores (material que repele os campos magnéticos) combinados com imans e arrefecidos com azoto líquido.
No vídeo pode ser visto a prancha flutuando sobre a água, o que pode ser explicado pelo fato de que embaixo d’água também há um trilho de metal que permite que a prancha levite. Na verdade, um trilho de metal cruza completamente o hoverpark e desenha um caminho que Ross McGouran poderia passar.
O site The Verge esteve no lançamento e testou o equipamento. Enquanto filmava, ele explica que o Slide é particularmente difícil de montar. “É bem menos estável do que um skate tradicional, por isso levei cerca de 15 minutos antes de conseguir avançar alguns poucos metros”.
O vídeo também revela que a prancha tem autonomia de aproximadamente 10 a 15 minutos, tendo em vista que precisa ser constantemente arrefecido por nitrogênio líquido, o que exige que seja recarregado regularmente.
Se você está se perguntando o porquê de criar slides se eles são tão complicados, a resposta é simples: ele é apenas uma ferramenta promocional da empresa. A Lexus tende a avançar nas pesquisas com a tecnologia, focando sua propaganda na a prancha.
Ela não leva em conta do mercado agora, mas se mantêm otimistas em relação ao futuro e pretende continuar suas pesquisas para criar o verdadeiro hoverboard dos nossos sonhos.