Não é mais novidade que a tecnologia vem facilitando a vida de muitas pessoas e estamos diante de mais um que será de grande utilidade: um aplicativo para tratar a gagueira. Estamos falando do Ernesto, Jogos para Gagueira, que é um aplicativo para Android que foi desenvolvido pela ToyMobi, voltado para crianças e jovens com gagueira.
A utilização do aplicativo é bem simples, pois conta com um livro multimídia e 4 jogos, todos com o objetivo ajudar a melhorar a fluência da fala. Como foi totalmente pensado para tratar a gagueira, o aplicativo traz também boas ferramentas que possuem a função de trabalhar toda a articulação verbal, fonologia e a voz dos usuários.
Aplicativo para tratar a gagueira
O livro multimídia que está disponível em versão multimídia no aplicativo é uma versão do impresso “Ernesto, o menino com gagueira em família”, escrito por Mónica Gaiolas, que conta a história de um garoto com gagueja. A obra descreve como ele lida com a gagueira, bem como a relação com a sua família e amigos. Um fator importante deste livro é que ele traz conselhos para os pais e também para os educadores sobre como se comunicar com uma criança com gagueira, de maneira a ajudar a criança a compreender o que acontece com a sua fala.
O aplicativo traz jogos que ajudam a criança ou jovem a desenvolver melhor a fala. São eles:
Falar – O jogo explora quatro aspectos importantes para o desenvolvimento da fala, o que é essencial parta quem sofre de gagueira.
– O mecanismo de fala, trabalhando as partes do corpo que são utilizadas quando falamos, além de todo o percurso do ar até chegar à boca. Ele consiste na visualização de uma imagem do corpo humano ao mesmo tempo em que ouve uma gravação referente ao mecanismo de fala.
– Articulação verbal, que busca desenvolver uma consciencialização do ponto de articulação dos sons, como todas as partes que mexem em nossa boca no momento em que falamos algo. Nele o jogador deve escolher entre duas bocas, uma que represente o primeiro som da palavra apresentada por escrito e também sob a forma de imagem.
– Produção de palavras isoladas sem esforço e de forma suave, que utiliza as mesmas imagens do jogo anterior, mas que possui uma gravação de fala usando começos mais suaves e contatos articulatórios sem esforço. Nele o jogador é induzido a usar esta técnica por reprodução auditiva a partir de um modelo indicado, com a possibilidade de gravar enquanto o faz.
– Monitorização, onde o próprio usuário poderá avaliar o seu desempenho na gravação do jogo anterior, definindo sua performance como “bom”, “mais ou menos” ou “tenta outra vez”.
Identificar – jogo que explora o reconhecimento auditivo de sons fortes e suaves pelo jogador, onde ele terá que identificar se a palavra que ele acaba de ouvir é pronunciada com esforço e de maneira mais suave.
Memorização – Onde é trabalhada a produção de palavras isoladas sem esforço e de forma suave. Neste jogo é dado um modelo auditivo, convidando o jogador a reproduzi-lo enquanto, utilizando um estilo típico de um jogo de memória (busca por pares iguais).
Desenhar – Neste caso o usuário deve concretizar através de um desenho o que a gagueira representa para ele. Isto ajuda o jogador, a sua família, os educadores e também os terapeutas a trabalhar melhor a abordagem deste tema. Além disso, trabalha também o desenvolvimento da motricidade fina e da coordenação “olho-mão” no caso das crianças.
O jogo está disponível para Android e pode ser baixado na loja virtual Google Play.