A conferência Google I / O, realizada em San Francisco pela própria empresa, foi uma grande oportunidade para a que fosse feita uma pré-visualização de seus produtos mais recentes. Entre elas podemos destacar a mais nova versão do Android (M), o projeto de uma plataforma para dispositivos conectados, além de uma revisão de seu aplicativo para o armazenamento de fotos. Veja agora os quatro principais lançamentos que separamos para você.
Inovações Google
1 – Android M
A próxima versão do Android vai trazer centenas de atualizações e mudanças para melhorar a estabilidade do sistema e facilitar o seu uso. A proposta é otimizar a autonomia das aplicações para smartphones e melhorar as configurações de segurança, dificultando as permissões para acessar qualquer informação particular do usuário. Outra grande novidade é que a Google lançará também o Android Pay, que é um sistema de pagamento que segue os mesmos preceitos do já lançado Apple Pay, que funciona no iPhone 6.
2 – Armazenamento gratuito e ilimitado de fotos na nuvem
Este foi sem dúvidas um dos maiores anúncios da empresa na conferência. A nova versão do aplicativo para o armazenamento de fotos estará totalmente independente do Google+ e será ilimitado. Desta forma, será possível armazenar imagens (dentro do limite de 16 Mpx cada) e vídeos (de 1080p) de maneira gratuita e ilimitada na nuvem. A aplicação oferece ainda diversas ferramentas de classificação e retoque nos arquivos. A melhor notícia é que o novo aplicativo já está disponível para download (tanto para Android quanto para iOS).
Foi anunciado também que a Google planeja atribuir também um novo recurso ao Maps, que permite visualizar os mapas sem estar conectado a internet, como já é oferecido pelo aplicativo Nokia Here.
3. Uma plataforma dedicada à chamada “Internet das Coisas”
A empresa apresentou ainda o projeto Brillo, que se trata de uma plataforma criada especialmente para Android e que é totalmente voltada para objetos e aparelhos conectados. O objetivo da Google é contar com a ajuda de desenvolvedores, criando assim um ambiente dinâmico e colaborativo que possa fazer avançar esta nova tecnologia. Apesar do anúncio, a previsão é de que esta nova tecnologia não deve estar disponível antes do final deste ano.
4. O Cardboard democratizou a realidade virtual
Para finalizar nossa lista, a gigante Google aproveitou o evento para destacar o avanço da sua tecnologia Cardboard, que permite às pessoas criarem elas mesmas óculos de papelão. Com isso, é possível fazer um mergulho em uma realidade virtual de maneira bem mais barata do que com os óculos de alta tecnologia. Segundo a empresa, já são mais de 500 aplicações disponíveis, entre filmes, jogos, guias, etc.