Não há dúvidas de que o mundo, principalmente em relação aos negócios, está se tornando cada vez mais móvel. Os Laptops têm ganhado cada vez mais mercado sodo que os desktops e a previsão é que ainda este ano as vendas de tablets superem a dos computadores desktop. Para os especialistas em informática esta revolução móvel traz vantagens e desvantagens.
Entre os pontos positivos podemos destacar que o trabalho nunca foi tão flexível, pela oportunidade que temos agora de ler seus e-mails em um tablet ou smartphone, gerenciar a agenda de maneira mais rápida e de fácil acesso ou mesmo navegar através de apresentações em um cliente a partir de um toque na tela de um laptop. Já a desvantagem é que o fato de que o armazenamento dos dados em diversos dispositivos torna mais difícil proteger os dados, diminuindo a segurança.
Uma situação de vazamento de informações pode expor a empresa ao risco de perda financeira, de clientes e até mesmo tornando-a passível de ações judiciais pela falta de segurança. Já no caso de pessoas físicas é a própria segurança e reputação que podem estar em risco. Por isso vamos dar algumas dicas importantes de como proteger suas informações ou de sua empresa em dispositivos móveis.
Como proteger suas informações
A primeira coisa a se fazer é buscar uma conexão segura. No caso de uma empresa é certificar-se de que os funcionários serão capazes de cumprir as normas de segurança da informação, além de alterar as senhas pelo menos a cada 90 dias. No caso de dados pessoais não é muito diferente, uma vez que você é o único responsável pela segurança.
É importante lembrar que a própria criação de senhas deve seguir alguns critérios de segurança, pois uma senha simples de lembrar é exatamente a mais fácil de ser descoberta por alguém que esteja com más intenções. Por isso, estabelecer um número mínimo de caracteres, bem como a exigência de mesclar números e letras, ou mesmo a inclusão de um caractere especial podem ajudar e muito a proteger os dados.
No caso das empresas há ainda outra maneira de evitar o acesso de pessoas estranhas à determinadas informações, que é por meio da criptografia de dados. Atualmente existem diversas empresas no mercado que oferecem este serviço, o que possibilita a escolha daquela que mais se adequa às suas necessidades.
E em caso de dispositivo roubado?
Atualmente há tecnologias disponíveis que permitem a localização e recuperação de dispositivos que tenham sido roubados ou perdidos, a maior parte deles utilizando o próprio Wi-Fi ou GPS do aparelho. Assim os administradores de TI podem localizá-los em um mapa on-line e seguir seus movimentos, o que permite o envio de um funcionário para busca-lo ou mesmo acionar a polícia.
Caso o aparelho não possa ser encontrado é possível para alguns sistemas limpar totalmente a memória do dispositivo, com o objetivo de que as informações não caiam em mãos erradas. Isto serve tanto para empresas quanto para pessoa física, mas é preciso analisar se o custo vale a pena no seu caso.
Outro recurso possível é através da geolocalização, quando uma mensagem é enviada como alerta para os administradores quando um computador portátil ultrapassar um limite territorial pré-definido. Assim, se ele sai do escritório ou mesmo do país, por exemplo, os responsáveis serão avisados. Este serviço é interessante anto para as empresas, que poderão reagir imediatamente em caso de movimentos suspeitos em vez de esperar até a descoberta real da subtração do dispositivo, quanto das pessoas, que em caso de uma viagem, por exemplo, poderá saber se há algo de errado em casa.
O mais importante é você ou sua empresa encontrar a medida que mais se ajusta à realidade e aplicar. Considerando que a tendência é que a utilização de aparelhos móveis continue crescendo, a segurança dos dados torna-se ainda mais importante.