Esta é sem dúvidas uma das coisas mais desagradáveis que podem acontecer em relação a um aparelho celular, que é deixarmos cair na água ou entornar algum líquido sobre ele. Não importa qual foi o valor que você pagou por ele, nem o quanto a sua tecnologia é ou não avançada, pois a raiva é a mesma. Quando isso acontece, muitas pessoas já dão logo o veredito sobre ele: já era! Mas, sabemos que não é bem assim e que, em alguns casos, há sim maneiras de como salvar celular molhado.
Se há na vida um ditado que diz que mundo se divide em duas partes, sendo a dos que já tiveram um celular que já caiu dentro d’água e os que ainda vão ter, é um sinal de que isso é bem comum. Com o aumento crescente do número de pessoas que adquirem smartphones, a tendência é de que este tipo de acidente aconteça com cada vez mais frequência. Se este é o seu caso, não se preocupe, pois vamos dar algumas dicas valiosas para você salvar o seu aparelho eletrônico favorito.
Como salvar celular molhado
Começamos com o mais básico, o que normalmente é a atitude que todos tomam no reflexo mesmo, que é retirar o celular da água o mais rápido possível, uma maneira importante de como reduzir os danos no aparelho. Quanto maior o tempo que ele ficar na água, maior a probabilidade de que a água entre nele, prejudicando ainda mais. No final, você verá que isso pode ser fundamental para o restante do processo, assim como a dica de não entrar em pânico, pois você precisará de muita calma para salvar seu smartphone.
Retire a bateria, para evitar o risco de curto nos circuitos do aparelho e utilize papel toalha ou panos bem secos para enxugar o aparelho. Diversos circuitos internos resistem à água, desde que não estejam ligados a uma fonte de energia. Verifique se no canto perto de onde a bateria está localizada há um quadrado ou círculo branco, com ou sem linhas vermelhas. Se as linhas apresentarem uma cor rosa ou vermelha, o aparelho já foi danificado pela água.
Lembre-se também de retirar o chip (cartão SIM) e o cartão de memória, além de todos os outros componentes e coberturas removíveis que ele possuir. Nunca utilize um secador de cabelos para secar seu celular, pois ele pode espalhar ainda mais a umidade nos componentes pequenos e profundos, prejudicando ainda mais. No modo frio ele espalha a água, enquanto no quente ele provavelmente vai derreter os componentes mais sensíveis.
Depois que secar bem seu aparelho móvel, coloque-o para descansar sobre uma toalha absorvente ou lenços de papel, para que possa ter certeza de que ficou totalmente seco. Deixe-o ali por várias horas para que saia toda a umidade do celular, sendo recomendado um período mínimo de 24 horas. Após este tempo, monte novamente o aparelho e faça um teste.
Lembre-se que é preciso observar qual foi o tipo de líquido que o seu celular caiu, pois se for em água salgada do mar, por exemplo, é preciso enxaguar antes com água potável para evitar a formação de cristais no interior dele.