Novo plano de banda larga deve sair ainda neste semestre

Novo plano de banda larga deve sair ainda neste semestre

Entenda como será o novo plano de banda larga e quais as possibilidades teremos com ele.

219
0
SHARE

Não é de hoje que os brasileiros esperam a melhoria dos serviços de internet e uma diminuição do custo de conexão, o que melhoraria e muito a vida das pessoas e impulsionaria os negócios das empresas. Recentemente o ministro das comunicações, Ricardo Berzoini, anunciou um novo plano de internet banda larga, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre.

O ministro afirmou que o objetivo do projeto é garantir o acesso à internet a todos os brasileiros, com qualidade e preço acessível. Apesar das garantias dadas pelo ministro, a notícia não animou muito os especialistas, principalmente pelo fato de que não foi apresentado nenhum detalhamento de como será implantado e nem mesmo os valores.

Novo plano de banda larga dependerá de parcerias

Ainda segundo o ministro Berzoini, “um projeto desta magnitude dependerá da parceria entre os setores público e privado”. Este foi outro ponto que deixou uma interrogação nos especialistas, pois não foi revelado, no momento, quais integrantes destes setores estariam dispostos a mergulhar na empreitada.

Durante o anúncio o ministro falou também sobre a ampliação e melhoria dos serviços de internet em regiões consideradas “menos rentáveis”. Segundo Berzoini, o setor privado será estimulado a investir também nas áreas de baixa rentabilidade. Atualmente, as grandes empresas de telecomunicações têm como foco dos seus serviços de melhor qualidade apenas os aglomerados urbanos mais ricos.

Foi durante um seminário sobre políticas de comunicação em Brasília que o Ministro Ricardo Berzoini anunciou a proposta. Ele demonstrou também um discurso bastante favorável à regulação econômica das comunicações pelo Planalto. Segundo o ministro, é importante que o governo federal acompanhe e interfira neste setor para que ele possa ser mais um instrumento de democratização.

Fato é que vamos ter que esperar um pouco ainda para saber o que realmente será feito em relação às novidades do novo plano de banda larga. Não há dúvidas de que este é um setor que precisa avançar muito ainda para que atinja um nível mínimo de desenvolvimento e permita um acesso mais amplo e de qualidade à internet.

Em relação à regulação econômica da mídia, este é um tema muito delicado e que precisa ser estudado e debatido. Não dá para especular até que ponto isso poderia interferir positivamente ou negativamente no conteúdo e informações que temos hoje, nem mesmo no impacto que isso traria. É melhor esperar e acompanhar tudo o que está sendo discutido, participando quando possível.