Alguns estudos parecem dizer exatamente o que sentimos no dia a dia. É este o caso da pesquisa que mostrou que nosso corpo se comporta melhor para o trabalho quando ele começa a partir das 10hs da manhã. Não, você não está lendo um texto fake nem é uma notícia apenas para te fazer feliz.
Leia também:
Dicas para saber lidar com a pressão e o estresse
Veja 9 maneiras infalíveis de lidar com pessoas irritantes
Preocupações nos roubam quase 5 anos de vida
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Universidade de Oxford, se você começa a trabalhar antes das 10h da manhã o seu corpo ainda não está preparado. Seria esta a hora de combinar com o seu patrão um novo horário para o seu expediente. O motivo é o fato de que, segundo o estudo, milhares de pessoas dormem menos que o ideal para cumprir os horários de escola e trabalho em todo o mundo.
Começar a trabalhar
A pesquisa aponta ainda que a mudança de horário poderia ser benéfica para os trabalhadores, uma vez que não respeitar o relógio biológico leva ao desenvolvimento de uma série de problemas físicos e mentais. Entre os principais podemos destacar a disfunção cognitiva, ansiedade, aumento de peso, pressão arterial elevada e diabetes.
O mesmo serve para quem estuda no período da manhã, pois também teste caso acordar cedo poder ser sinônimo de problemas. O estudo diz que crianças com idades entre oito e 10 anos de idade não devem começar a estudar antes das 8h30 da manhã. Já os adolescentes de 16 anos devem começar às 10h, enquanto na faixa dos 18 anos o certo é que comecem às 11h ou até mais tarde.
Os pesquisadores afirmam ainda que acordar cedo para trabalhar não é o único fator que prejudica o sono. Ainda de acordo com a pesquisa, as horas que passamos expostos à luz brilhante de computadores, telefones e outros dispositivos impedem que o cérebro produza uma substância chamada melatonina, que avisa o corpo quando está na hora de dormir.
Quem nunca havia sentido dificuldades para acordar mais cedo? Fica a dica dos pesquisadores para tentar criar um horário mais adequado ao seu corpo.