Se conhecer melhor o funcionamento do corpo é uma maneira de conservar sua saúde, não podemos deixar para outra hora, principalmente se a parte em questão for muito importante e exigir cuidados específicos. Este é o caso da próstata, uma glândula que o homem possui e que cumpre diversas funcionalidades em seu corpo. Entenda agora tudo sobre ela e fique atento!
O que é a próstata?
Trata-se de uma glândula própria do corpo do homem, um órgão muito pequeno que fica localizado na parte baixa do abdômen. Ela possui o formato de uma maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, que é o tubo pelo qual a urina que fica armazenada na bexiga pode ser eliminada.
A principal função da próstata é a produção de 40 a 50 % dos fluído que constitui o sêmen, ou seja, produtos essenciais para a capacidade fecundante do homem, o que aumenta ainda mais sua importância. São eles o ácido cítrico, o zinco e fosfatase ácida. Além disso, é esta glândula que, juntamente com o colo da bexiga e o esfíngter da uretra, têm uma missão importantíssima durante a ejaculação, sendo responsável por contribuir para que o sêmen seja expulso através do meato uretral (ponta do pênis).
Para manter a próstata sempre saudável e evitar problemas como o câncer é preciso tomar alguns cuidados, como por exemplo:
– Mantenha uma alimentação saudável, inclusive investindo mais em soja, tomates e alimentos vermelhos;
– Mantenha o seu peso ideal;
– Vá regularmente ao médico;
– Mantenha os níveis ideais de zinco;
– Faça os exercícios kegel regularmente (contraia os músculos ao redor do escroto e ânus por alguns segundos, e então relaxe-os, sendo 10 repetições 5 vezes ao dia);
– Reduza a ingestão de álcool;
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele e sendo considerado o sexto recorrente no mundo e o mais prevalente entre os homens (equivalente a 10% do total de cânceres). É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Vem sendo registrado um aumento nas taxas de incidência no Brasil, o que é justificado em partes pela evolução dos métodos diagnósticos (exames) e também pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e o aumento na expectativa de vida.
Podemos destacar Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário, o que aumenta a necessidade de atenção por parte dos homens. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário. Os principais sintomas são dores lombares, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra. Vale lembrar que a maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.
O diagnóstico deve ser feito por meio do exame de toque retal (recomendado para os homens a partir dos 40 anos) e da dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue. Assim é possível identificar a existência da doença ainda que não haja sintomas. Vale lembrar que estes exames não comprovam se o indivíduo tem câncer, apenas sugerem a necessidade ou não de realizar exames de imagem.
O mais importante de tudo é cuidar da saúde e evitar ao máximo o desenvolvimento de doenças como o câncer de próstata. Levar uma vida mais saudável pode resultar em longevidade e qualidade de vida para você. Pense nisso!