Outubro Rosa: homem também pode ter câncer de mama

Outubro Rosa: homem também pode ter câncer de mama

Entenda como o homem pode desenvolver o câncer de mama e entre de vez na campanha Outubro Rosa pela prevenção e diagnóstico da doença!

935
0
SHARE
outubro rosa o masculino
Apesar de ser muito mais comum nas mulheres, o câncer de mama no homem também merece cuidados. Foto: Shutterstock

Outubro é o mês que se tornou referência no Brasil pela luta contra o câncer de mama, sendo o período escolhido para conscientizar todas as mulheres sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença. O chamado Outubro Rosa se tornou uma campanha incrível e necessária, na qual são divulgadas também informações sobre os diversos tipos de tratamentos disponíveis. O que muita gente não se dá conta é de que homem também pode desenvolver câncer de mama.

Leia também: 

Veneno de vespa brasileira pode curar o câncer

Churrasco pode aumentar o risco de câncer

Vírus HIV pode ser reativado por droga contra o câncer

É claro que, assim como em outras doenças, o câncer de mama nos homens possui algumas particularidades que o diferenciam bastante da doença nas mulheres. Por isso, vamos apresentar agora para vocês como acontece o câncer de mama nos homens, aproveitando também este Outubro Rosa para conscientizar a todos.  As informações são do Instituto Oncoguia.

Outubro Rosa: o que é o câncer de mama?

Trata-se de um tumor maligno (grupo de células cancerígenas que pode invadir os tecidos adjacentes ou se disseminar – metástase – para outros órgãos) que se inicia nas células do tecido mamário. O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem ter a doença, o que aumenta os riscos, pois nós não estamos no foco das campanhas deste tipo de câncer.

O câncer de mama no homem pode se apresentar em diversos tipos diferentes, sendo que os principais são:

Carcinoma Ductal In Situ (CDIS), que também é conhecido como carcinoma intraductal. Nele as células cancerígenas se formam nos dutos da mama, mas não invadem as paredes destes dutos ou o tecido adiposo nem se espalha para fora da mama. O CDIS é o responsável por aproximadamente 10% dos casos de câncer de mama em homens, sendo possível encontrar a cura por meio de cirurgia.

O Carcinoma Ductal Invasivo é uma forma mais agressiva, uma vez que acomete a parede do duto e se desenvolve também através do tecido adiposo da mama, podendo se disseminar (metástase) para outros órgãos. Ele representa 80% dos tumores de mama masculino. O fato de que a mama masculina ser muito menor do que a mama feminina, os cânceres de mama nos homens começam sempre próximos ao mamilo, o que aumenta o risco de que ele se espalhe para o mamilo.

Carcinoma Lobular Invasivo é um tipo de câncer de mama que começa nos lóbulos e cresce no tecido adiposo da mama. É muito raro em homens, representando apenas 2% dos cânceres de mama masculinos, ocorrendo geralmente em homens que não possuem muito tecido lobular.

A Doença de Paget começa nos dutos mamários e se espalha para o mamilo ou para a auréola. Ela pode estar associada ao carcinoma ductal in situ ou com o carcinoma ductal invasivo, representando pouco maior do que 1% dos cânceres de mama masculinos.

Câncer de Mama Inflamatório é um câncer de mama inflamatório agressivo, mas, felizmente, raro em homens. Ele pode ser facilmente confundido com uma infecção da mama, o que pode ser um grande problema.

outubro rosa o masculino
Qualquer alteração percebida na mama deve ser avaliada por um médico, que deve solicitar exames para descobrir do que se trata. Foto: Shutterstock

Tumores benignos da mama masculina

Apesar de serem muito raros nos homens – e mais comuns nas mulheres – os transtornos benignos na mama masculina também merecem cuidados. São vários os tipos de tumores benignos, entre eles os papilomas e os fibroadenomas. A diferença é que os tumores benignos não se espalham para fora da mama.

A ginecomastia não é um tipo de câncer, mas merece a atenção. É a doença mais comum da mama masculina, não caracterizando um tumor, mas sim um aumento da quantidade de tecido mamário. Ela pode ser um sinal de que alguma coisa não está funcionando corretamente no corpo, além de causar o desconforto e o constrangimento pelo crescimento da mama. Vale lembrar que qualquer protuberância seja examinada por um médico especialista.

É muito comum entre adolescentes, um período da vida em que há mudanças no equilíbrio dos hormônios no corpo. A ginecomastia também pode ocorrer em homens mais velhos, também por causa das mudanças em seu equilíbrio hormonal.

A necessidade de se ter atenção com a ginecomastia se deve pelo fato de que ela pode ocorrer também quando tumores ou doenças de certas glândulas endócrinas aumentam a produção de estrogênio no corpo do homem. Importante destacar que as glândulas masculinas também produzem estrogênio naturalmente, mas não o suficiente para causar o crescimento da mama. Ela também pode ser causada por doenças no fígado, obesidade e pelo uso de alguns medicamentos, como os utilizados para o tratamento de úlceras, azia, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca.

A síndrome de Klinefelter, enfermidade genética rara, também pode levar ao desenvolvimento da ginecomastia, além de aumentar o risco do aparecimento de um câncer de mama no homem. Por isso é muito importante que os homens que apresentam um aumento da mama façam exames para saber o motivo, bem como perguntar aos seus médicos se os medicamentos que estão tomando podem ser a causa dessa condição.

Em breve publicaremos novos artigos sobre o câncer de mama no homem como uma forma de participar mais ativamente do Outubro Rosa, o que é mais do que importante para alertar homens e mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença.