Coriza: conheça causas e tratamentos

Coriza: conheça causas e tratamentos

Saiba quais são as principais causas e tratamentos para a coriza e acabe já com este problema que tanto incomoda!

470
0
SHARE
coriza o masculino
A coriza é apenas o sintoma de outros problemas, como as alergias e outras inflamações nasais. Foto: Shutterstock

Este é um incômodo que geralmente surge neste período mais frio e que acaba tirando a paciência de muita gente. E não importa a idade, a coriza vai atrapalhar a rotina e gerar certo mal estar em quem sofre com ela. Popularmente conhecida como obstrução nasal, catarro ou nariz escorrendo, a coriza é na verdade um sintoma, não um problema. Geralmente ocorre quando há uma sinusite, rinite ou mesmo outras inflamações reparatórias.

Mesmo nos casos em que a pessoa sofre com uma coriza constante, independente da época do ano, sempre existe um tratamento. O que você precisa saber antes de tudo é o que está causando este problema e atacar exatamente aí, não apenas no sintoma. Entenda melhor agora o que é a coriza e como fazer para evitar ou trata-la de uma vez por todas.

Coriza

A coriza é considerada uma espécie de inflamação da mucosa nasal causada pelo excesso de muco, provocando assim o entupimento nasal. Ela está geralmente associada às gripes e resfriados, que normalmente já vêm acompanhadas de outros sintomas como os espirros e secreções. Entre as causas mais comuns podemos destacar as mudanças de estação e outros fatores como vírus e reações alérgicas a certas coisas como pólen, poeira, pelos de animais, entre outros.

A melhor maneira de evitar a coriza é exatamente evitar o contato com o que causa a reação alérgica, prevenindo assim o aparecimento do problema. Mas nem sempre é possível, pois é difícil evitar o contato com a poeira, por exemplo, sem contar o ar condicionado de diversos ambientes, o pólen das plantas, o frio, etc. Por isso é importante conhecer os tratamentos existentes para reduzir os sintomas.

Tratamentos para a coriza

coriza o masculino
Manter-se agasalhado e bem hidratado são também dicas importantes de como tratar a coriza. Foto: Shutterstock

Assim como a própria gripe ou resfriado, a coriza deve ser tratada com antitérmicos e analgésicos, pois estes remédios ajudam a diminuir a dilatação dos vasos da mucosa nasal e a aliviar os sintomas. Além disso, há também produtos que podem ser aplicados diretamente no nariz e que ajudam a desbloquear as vias aéreas, melhorando a respiração. Outra maneira de tratar a coriza é o uso de remédios caseiros, o que já é utilizado por pessoas há muito tempo.

Se você quer um tratamento mais natural para a coriza, o xarope de agrião. Ele é um excelente expectorante e vai ajuda a diminuir a coriza, aliviando também a tosse. Veja nossa dica de um dos mais conhecidos e faça já!

Receita de xarope de agrião

Ingredientes

1 xícara (chá) de agrião

1 xícara (chá) de abacaxi em cubos

1/2 xícara (chá) de gengibre ralado

1/4 de xícara (chá) de água

Como preparar

Basta você colocar todos os ingredientes em uma panela e deixar ferver durante 10 minutos. Depois você deve coar o líquido e tomar 1 colher a cada 6 horas durante pelo menos uma semana, considerando que o mais indicado é continuar o tratamento até que desapareçam os sintomas.

Além do xarope, existem outras recomendações que podem fazer toda a diferença, tornando o tratamento ainda mais eficaz. Veja quais são eles:

– Beber bastante água, mesmo que não tenha sede, pois isso ajuda a eliminar o muco;

– Evitar exposição contínua ao ar condicionado e temperaturas baixas, pois isso aumenta a quantidade de secreção e ainda pode piorar outros sintomas;

– Assoar o nariz com frequência, o que ajuda a aliviar a congestão nasal;

– Utilize um umidificador de ar, se for possível, para que ajude a melhorar o ambiente da sua casa ou trabalho, pois o ar seco é um grande problema neste caso;

Mantenha-se protegido contra o frio ao sair de casa, utilizando sempre roupas que possam manter o seu corpo sempre bem aquecido.