Apesar de ser bem mais frequente nas mulheres, candidíase no homem é normalmente causada pelo contato íntimo durante o ato sexual sem o uso do preservativo, com um parceiro infectado com Cândida. Apesar disso, sua manifestação está muito ligada à baixa imunidade da pessoa, que pode sentir os sintomas mais comuns que ela provoca.
Identificando os sintomas da candidíase no homem
Normalmente, os sintomas estão relacionados com uma infecção do pênis, incluindo dor ou ardência durante o contato íntimo, vermelhidão, inchaço ou placas esbranquiçadas na glande. Além disso, é possível em alguns casos ocorrer um corrimento parecido com o sêmen, o que ode confundir o paciente.
Todo homem deve ficar atento quando a parceira apresentar algum sintoma de candidíase, pois ele também pode estar infectado mesmo sem apresentar se manifestar. A avaliação dele neste caso pode ser feita pelo mesmo médico que está fazendo o tratamento a parceira, que certamente indicará a necessidade de iniciar o mesmo tratamento para acabar com o problema.
Tratamento para candidíase no homem
É possível curar a candidíase no homem por meio de tratamento com medicamentos antifúngicos e pomadas especiais para a doença, que devem sempre ser receitados pelo clinico ou pelo urologista. É importante lembrar que para evitar o contágio com a doença é preciso manter o sistema imunológico sempre fortalecido, o que evitará o desenvolvimento de fungos, como é o caso desta doença.
O tratamento pode ser feito em casa com o uso de pomadas antifúngicas, como Fluconazol, que deve ser utilizada diariamente por, aproximadamente, 7 a 10 dias. Caso não faça efeito, é possível ser indicado também antifúngicos orais, como Fluconazol ou Cetoconazol, com uso entre 7 e 14 dias. O mais indicado é que o casal faça o tratamento ao mesmo tempo, como forma de evitar a continuidade do problema em um deles.
Outros cuidados são indicados para o período de tratamento para acelerar o processo de cura, como manter a região íntima sempre seca, evitar ter relações sexuais e adotar uma alimentação mais equilibrada, evitando excesso de carboidratos, e açúcar.
Já nos primeiros dias de tratamento será possível perceber sinais de melhora da candidíase no homem, como a diminuição da dor durante o contato íntimo, desaparecimento da vermelhidão e do inchaço, além do fim das placas esbranquiçadas no pênis e do corrimento. Caso o tratamento não seja feito da maneira indicada, os sintomas podem seguir sem alteração, piorando em casos mais extremos.