Se o assunto é sexo seguro a camisinha masculina não pode ficar de fora. Ela hoje é considerada como o método mais eficaz no controle da gravidez não planejada e, principalmente, das doenças sexualmente transmissíveis. Acontece que algumas informações falsas vêm sendo difundidas com o intuito de levar as pessoas a pensar o contrário.
Por isso, decidimos apresentar algumas informações mais seguras que poderão ajudar você a entender todos os benefícios do uso da camisinha masculina. Saber como deve ser usada também pode ser determinante para a eficácia deste preservativo, o que você também poderá ver a seguir.
Como usar a camisinha masculina
O primeiro passo para garantir a eficácia da camisinha masculina é ter muito cuidado na hora da escolha. Atualmente, podem ser encontradas no mercado camisinhas masculinas de diferentes tamanhos, estilos, formas e características. A dica é, em caso de dúvida, opte pelo o tamanho padrão, pois utilizar um preservativo grande demais pode prejudicar a proteção.
Normalmente, os preservativos são feitos de látex, poliuretano, ou borracha nitrílica. Podendo ser lubrificadas ou não. De acordo com especialistas, não há restrição para o uso da camisinha masculina, ainda que ela possua sabores, aromas e espermicidas. O que você deve ficar atento é para o surgimento de alergias, para que seja suspenso o uso imediatamente e, caso se agrave, procurar um médico.
Em relação ao risco de gravidez, a camisinha masculina possui 98% de eficácia. Ou seja, o risco de que aconteça algum acidente é igual a 2%, quase insignificante. De acordo com um estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos com as 40 marcas mais utilizadas em todo o mundo, nenhuma apresentou poros, mesmo sendo ampliadas em 30 mil vezes.
Esse é mais um bom motivo para você confiar na camisinha e não sair de casa mais sem ela. Outro muito importante é que ela é impermeável tanto ao vírus da AIDS quanto para as demais doenças sexualmente transmissíveis. Lembrando que, no caso do vírus HIV, é preciso ter muita atenção à utilização de maneira correta durante todo o ato sexual.
É importante também que se tenha um cuidado especial com a maneira de guardar a camisinha, pois um erro pode ser fatal. Esqueça aquela velha mania de colocar no bolso da calça por muito tempo ou na carteira. Antes de utilizar, o preservativo deve ser guardado em um local seco, escuro e com temperatura ambiente. Tanto o frio quanto o calor em excesso podem enfraquecer o material. No caso da luz solar e da umidade, ambas podem quebrar o látex, levando ao rompimento do preservativo no momento que você mais precisar dele.
O uso correto da camisinha masculina
Abra o pacote do preservativo com cuidado, pois se exagerar na força pode rasga-lo, e não desenrole antes de colocar no pênis, o que pode dificultar o seu uso. Com o pênis ereto, pressione suavemente o ar que fica na ponta da camisinha, colocando-a na glande. Em seguida, desenrole até a base do pênis, mantendo o mesmo cuidado para não exagerar na força.
Se ela não desenrolar facilmente pode ser um sinal de que ela está ao contrário. Se for o caso, inverta o lado e recomece todo o processo. Para verificar se você colocou corretamente, veja se o reservatório na ponta do pênis está totalmente sem ar. É importante observar também se ela está desenrolada o máximo possível, estando bem justa na base do pênis. Após o ato sexual, depois da ejaculação, basta você retirá-la, dar um nó na base para evitar que o líquido escorra e jogar no lixo.
Usando corretamente, será muito difícil que a camisinha possa se romper. É sempre bom dar uma olhada se está tudo em ordem de vez em quando e, caso perceba qualquer defeito no preservativo, troque-o imediatamente. Se ao perceber isso você já tiver ejaculado, considere a possibilidade de usar algum método contraceptivo de emergência, sempre, é claro, em consenso com sua parceira.