Anabolizantes: conheça os riscos do uso indiscriminado

Anabolizantes: conheça os riscos do uso indiscriminado

Entenda como o uso em excesso de anabolizantes pode trazer sérios problemas para a sua saúde!

263
0
SHARE

Apesar de todos os alertas que são feitos constantemente sobre o uso indiscriminado de anabolizantes e dos riscos para a saúde, eles continuam em alta entre os homens que desejam um crescimento muscular mais rápido. Nem mesmo a proibição do seu uso sem uma prescrição médica inibe a busca por este tipo de substância, o que aumente a preocupação de médicos, especialistas e instituições responsáveis.

E não são apenas pessoas anônimas que decidem seguir por este caminho. Diversos casos recentes de atletas pegos em exames antidopings, como o do lutador de MMA Anderson Silva, são a maior prova de que esta vem se tornando uma questão muito séria. Vamos apresentar a você alguns argumentos importantes para convencer de uma vez por todas que este não é um bom caminho. Eles foram baseados em informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O que são os anabolizantes?

Conhecidos popularmente como anabolizantes, os esteroides androgênicos anabólicos são produtos derivados principalmente da testosterona, um hormônio responsável por muitas características que diferem o homem da mulher. No corpo, eles atuam principalmente no crescimento celular e nos diversos tecidos do corpo, como os ossos e músculos.

Ao contrário do que muita gente pensa, estes hormônios são usados principalmente no tratamento de doenças ligadas à deficiência hormonal, necessitando, é claro, de prescrição médica. São os casos dos portadores do vírus HIV, por exemplo, que recebem a indicação do uso de doses mínimas com o objetivo de tratar a disfunção hormonal causada pela doença.

Quais os riscos do uso de anabolizantes?

O uso destas substâncias se popularizou devido à sua capacidade de aumentar a massa muscular em um prazo muito menor do que o normal. Por isso, a procura por anabolizantes cresce a cada dia, tanto por atletas de alto desempenho quanto por pessoas que querem apenas ter um corpo bem definido e musculoso.

O que estas pessoas não levam em conta é que o uso de anabolizantes pode gerar efeitos colaterais muito sérios. Segundo a SBEM, quem usa anabolizantes de forma indiscriminada pode apresentar um aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranoia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo e aumento da pressão arterial. Além disso, há também o risco de doenças transmissíveis, como a AIDS e a Hepatite, em casos onde o material para a aplicação é compartilhado com outra pessoa.

Especialmente nos homens, o uso de anabolizantes podem provocar ainda o aparecimento de mamas, a redução dos testículos e a diminuição da contagem dos espermatozoides.

Ainda segundo a SBEM, um estudo feito em 2007 traçou o perfil dos usuários de anabolizantes e chamou a atenção de especialistas. De acordo com a pesquisa, quem mais consome esta substância não são nem atletas nem adolescentes, como se esperava, mas homens de cerca de 30 anos, com um bom nível cultural e de uma faixa de renda mais alta.

O que é amis alarmante, segundo os especialistas, é que o principal motivo para o uso de anabolizantes é o aumento da musculatura. Por isso deixamos aqui um alerta: não tenha pressa! Mantenha o seu corpo em forma sem atropelar a sua própria natureza. Na dúvida, procure um especialista que ele poderá ajudar você a aumentar seu desempenho sem prejudicar a sua saúde.