Muitas pessoas querem perder peso de qualquer maneira e muitas vezes acabam cometendo erros que prejudicam o processo de emagrecimento. Em alguns casos, o efeito acaba sendo o contrário, ganhando mais peso e perdendo totalmente a motivação. Foi por isso que separamos aqui os erros mais comuns que atrapalham você a atingir seus objetivos.
Inimigos do emagrecimento
1 – Os objetivos impossíveis – Não adianta você achar que vai entrar em forma do dia para a noite, perdendo todo o excesso que você acumulou por um período muito maior. Emagrecer exige motivação e isso é exatamente o que os objetivos inalcançáveis não te proporcionam. Se você quer ter um emagrecimento saudável e definitivo, trace metas que você pode alcançar e vá aumentando de acordo com as suas possibilidades.
2 – Pular refeições – Ao contrário do que muitos gurus de internet afirmam, deixar de comer ou pular refeições não ajudam no emagrecimento. O efeito é exatamente o que você não quer, pois o organismo necessita permanentemente de energia para executar as suas funções. Assim, ele vai exigir a ingestão de mais alimentos na refeição seguinte, levando você a exagerar.
Principalmente o café da manhã, que é a refeição mais importante do dia, é importante que você guarde os horários das refeições, ingerindo porções menores de alimentos a cada 3 horas. Aposte nas frutas, cereais, sucos, e outros produtos mais naturais.
3 – Trocar refeições – Não pense que conseguirá enganar o seu organismo tão facilmente apenas deixando de lado uma refeição importante e comendo apenas barrinhas de cereais, doces, lanchinhos, etc. Isto atrapalha o emagrecimento por causa da falta de certos nutrientes e, como no item anterior, o corpo buscará uma maneira de repor rapidamente.
4 – Exageros à noite – Não adianta nada você se comprometer com sua alimentação durante todo o dia e literalmente enfiar o pé na jaca à noite. Este é o momento que você deve chegar com pouca fome, o que somente será possível se você tiver observado os dois itens anteriores a este. O seu corpo precisa repousar e reestabelecer a energia durante a noite, por isso ele precisa estar bem alimentado. Mas você não pode deixar para comer tudo antes de dormir.
5 – Cortar os carboidratos e não ingerir fibras – Está aí dois erros grosseiros quando o assunto é emagrecimento. Os carboidratos devem representar entre 50 e 70% da alimentação, pois são fontes essenciais de energia para o corpo. O que você precisa tomar cuidado é com o exagero, que pode levar ao aumento de peso.
Já as fibras são muitas vezes negligenciadas em nossa alimentação diária, apesar de poder ser encontrada em grãos, frutas e nos vegetais em geral. Sua importância para o emagrecimento se dá pelo fato de que elas regulam o trânsito intestinal, gerando nutrientes que mantêm a flora intestinal saudável. Isso contribui para que haja uma diminuição na absorção de açúcares e gorduras pelo nosso corpo.
6 – Não variar o cardápio – A falta de criatividade para variar sua alimentação diária é um dos principais problemas enfrentados, pois ela leva as pessoas a perder a motivação e deixar de lado a dieta. Para mudar a situação é importante conhecer os alimentos e criar alternativas que te possibilitem manter o equilíbrio alimentar e ir avançando no emagrecimento.
7 – Excesso de consumo de produtos diet e light – Os alimentos classificados como diet ou light têm o açúcar substituído por aspartame, o que reduz a quantidade de açúcar, mas aumenta a quantidade de sódio e que também é muito prejudicial. Deixe o consumo destes produtos para o último caso e aposte mais em produtos naturais.
8 – Consumir muita bebida alcoólica – Elas sobrecarregam o fígado e causam danos graves no sistema circulatório. Além disso, as calorias presentes nas bebidas alcoólicas podem atingir o mesmo nível de uma refeição, em alguns casos. Daí a importância de evitar os abusos.
9 – Beber pouca água – Não é novidade para ninguém que o nosso organismo precisa de muita água para funcionar corretamente. Isso porque ela mantém a hidratação celular, aumentando a resistência e performance do corpo, bem como ajuda no processo digestivo, que elimina as toxinas. Cada pessoa deve ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.
10 – Apostar em dietas malucas (ou milagrosas) – Não há emagrecimento rápido sem danos à saúde. Por isso, não acredite em milagres, pois você pode até perder peso em pouco tempo, mas seu corpo certamente vai querer recuperar em seguida, levando ao famoso efeito sanfona. O reequilíbrio alimentar é o caminho.
Outro erro muito comum em relação às dietas é ser rigoroso de segunda à sexta e exagerar na alimentação no final de semana. É melhor que você mantenha uma alimentação equilibrada todos os dias, para que se caso você exagerar em apenas um isso não faça muita diferença.
11 – Não praticar atividades físicas – Este é um ponto fundamental para o emagrecimento, pois juntamente com o equilíbrio alimentar, a prática regular de exercícios levará você a perder o excesso de gordura e deixará o seu corpo ainda melhor.
Vale lembrar que a prática de exercícios físicos em jejum é um grande erro, pois o seu corpo vai acabar queimando massa magra junto com a gordura e o efeito disto não é nada bom.
12 – Não se alimentar após os exercícios – O seu corpo vai precisar recuperar os músculos após a atividade física e você não pode demorar a comer. O mais indicado é apostar em uma refeição rica em carboidratos e proteínas, sempre no máximo duas horas após o fim dos exercícios.
13 – Acreditar em produtos milagrosos – Não acredite nas propagandas que mostram produtos perfeitos para quem quer perder peso ou se manter em forma. Como foi dito antes, não existe milagre, mas sim persistência e cautela, pois o seu corpo é uma máquina que exige bastante atenção.