Whey protein: acabe com suas dúvidas de uma vez!

Whey protein: acabe com suas dúvidas de uma vez!

Tire todas as suas dúvidas em relação ao Whey Protein e saiba como usá-lo da maneira mais eficaz para atingir seus objetivos!

3589
0
SHARE
whey protein o masculino
É importante conhecer melhor o produto e seu funcionamento para evitar erros. Foto: Shutterstock

Você certamente já ouviu falar de Whey Protein, geralmente relacionado às pessoas que praticam atividades físicas regulares. Acontece que existem ainda muitas dúvidas em torno deste produto, o que leva muitas pessoas a não utilizarem ou mesmo o fazer de maneira errada. Entenda melhor como funciona o Whey Protein, para quem é indicado e tire todas as suas dúvidas.

O que é Whey Protein?

Trata-se de um subproduto parcial da fabricação de queijos, por coagulação da caseína, obtido pela adição de meios ácidos ou enzimas. Em outras palavras, é a proteína do soro do leite, que é extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. Ganhou fama entre os atletas pelo seu altíssimo valor nutricional, que é resultado da elevada concentração de aminoácidos essenciais que ele possui. Em sua produção o soro do leite é extraído e depois hidrolisado, passando em seguida pela transformação em pó, maneira na qual é vendido.

Quais as vantagens do Whey Protein?

Entre as principais vantagens que podemos destacar está o maior valor biológico, que é igual a 100. Podemos fazer uma comparação rápida com outros alimentos para que você tenha uma ideia de seu potencial: frango – 79; peixe – 83; carne vermelha – 80; ovo – entre 88 á 100; laticínios (leite e queijo, etc.) – 80. Apesar de possuir um alto valor biológico, os atletas são aconselhados a manter a alimentação equilibrada, pois o Whey Protein não substitui nenhum alimento, apenas complementa.

Não podemos deixar de destacar que o Whey Protein possui uma alta concentração de Glutamina, que auxilia na manutenção do sistema imune e BCAA, que é usado como fonte de energia para o corpo. Por isso, se você fizer uma comparação entre o Whey Protein e outras fontes de proteína você vai perceber que ele fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, com a vantagem de não possuir adição de colesterol e gordura.

whey protein o masculino
O valor nutricional do Whey Protein supera e muito os demais alimentos in natura. Foto: Shutterstock

Quais os tipos de Whey Protein?

Durante o processo de produção do Whey Protein é extraído do soro do leite toda sua água, o que representa entre 93 e 95% de toda a matéria prima, lembrando que apenas 0,7 a 1,2% são proteínas. O produto passa por um processo de microfiltração e ultrafiltração, o que acaba gerando 3 tipos diferentes de Whey Protein. São eles o concentrado, isolado e hidrolisado. Entenda agora o que difere um do outro.

Whey Protein Concentrado é considerado uma opção mais barata se levada em conta a relação custo/benefício, tendo em vista que o seu custo de produção é mais baixo que os demais. Isto acontece pelo fato de que ele passa apenas pelo processo leve de filtragem. Assim, ele possui entre 70 e 80% de proteínas, sendo o restante composto por carboidratos e gorduras. Mesmo este tipo possui quantidades elevadas de BCCA e glutaminas.

Whey Protein Isolado possui uma concentração bastante superior ao que é encontrada no concentrado, o que é resultado de uma filtragem maior e das trocas iônicas que acontecem no processo. Sendo assim, ele possui até 95% de proteínas, considerando ainda que algumas marcas apresenta uma taxa zero de carboidratos e gorduras. Isto é excelente para quem pratica atividades físicas e está em dieta de redução calórica com o objetivo de emagrecer ou definir o corpo.

Whey Protein Hidrolisado passa pela mesma filtragem citada para o isolado, tendo como diferencial em relação aos demais um processo conhecido como hidrólise, no qual é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. É isto que facilita a absorção das proteínas e aumenta a vantagem deste tipo em relação aos demais e até mesmo se comparado aos alimentos in natura.

Com tudo isto que foi apresentado, podemos citar como principais benefícios do Whey Protein o fato de promover uma maior retenção de nitrogênio, o que significa aumentar o crescimento muscular. Além disso, a sua ação antioxidante ajuda a fortalecer o sistema imunológico do atleta, reduzindo assim os sintomas de overtraining (síndrome atribuída ao excesso de exercícios).

Existe algum risco em tomar Whey Protein?

Assim como todos os tipos de suplementos disponíveis no mercado, o uso indiscriminado deste produto e sem a orientação de um profissional também pode trazer alguns riscos. Segundo especialistas, o excesso de ingestão é geralmente excretado nas fezes, mas se não forem seguidas as indicações seu consumo pode levar a um efeito contrário do que é esperado.

whey protein o masculino
O excesso de ingestão de qualquer suplemento pode levar ao efeito contrário do esperado. Foto: Shutterstock

Como tomar a Whey Protein?

A regra geral para o consumo, indicada por especialistas em nutrição é de 1,2g a 1,8g por quilo corporal, para quem pratica exercícios físicos moderados. Já no caso dos atletas de alto nível, a ingestão pode ser de aproximadamente 2,4g por quilo. Você pode preparar de maneiras diferentes, sendo que a mais comum é bater o pó em uma quantidade aproximada de 200ml a 300ml de água ou leite desnatado, sempre após a prática de exercícios físicos. Tomar Whey Protein antes de malhar não melhora os resultados e ainda corre o risco de levar ao acúmulo de gordura corporal.

Tomar Whey Protein engorda ou emagrece?

Tudo vai depender da maneira que você utilizar o produto, pois ele pode tanto ser usado em dietas de ganhos musculares quanto para emagrecer ou definir o corpo sem perda de massa magra. Isso porque ele ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, além de dar uma sensação de saciedade mais rapidamente do que os demais alimentos. Assim, se você não tiver fome, não comerá mais do que precisa e certamente vai queimar mais gordura do corpo para transformar em energia.