A parte mais difícil de começar ou retomar a prática de um esporte é a motivação, uma vez que a própria correria do dia-a-dia nos leva a perder o entusiasmo com o passar do tempo. Mas se você quer saber como se manter motivado para esta atividade física, basta seguir os conselhos do doutor Roland Krzentowski, que é presidente da Mon Stadium e do cardiologista e médico desportivo Philippe Sosner.
Os dois especialistas deram algumas dicas de como se manter sempre motivado, mesmo em longo prazo, após retornar ao começar a praticar um esporte. A primeira coisa que foi dita em relação a pratica regular de atividade física é que você deve pensar além dos benefícios que os exercícios trazem para o seu corpo, mas ter em mente o quanto o sedentarismo pode fazer mal para a sua saúde como um todo. Os prejuízos são enormes e você não deve pagar este preço.
Começando ou retomando um esporte
Outro aspecto destacado é a importância de uma avaliação médica e física antes de começar ou retomar a atividade, pois sentir-se bem não é atestado de boas condições para a prática de esportes. Se sua intenção é apenas se manter em movimento, de maneira despretensiosa, não há tanto risco, mas caso sua intenção seja realmente praticar o esporte de maneira mais regular e competitiva, consulte o seu médico e também um especialista em atividade física para saber como você está.
Praticar um esporte não quer dizer que você tenha que fazê-lo todos os dias, dependendo do tipo de atividade é indicado que se faça três vezes na semana, casos como da natação, caminhada ou ciclismo. Outra dica importante dos especialistas é se manter sempre hidratado, pois o corpo perde líquidos e minerais importantes durante a atividade, necessitando de reposição rápida.
Segundo eles, você deve pensar que o desenvolvimento da atividade deve contemplar três fases, que são: aquecimento, atividade física e recuperação. Por isso, nunca comece a atividade com o corpo frio, sem antes fazer um bom alongamento para aquecer; desenvolva sua atividade reconhecendo seus limites, para evitar lesões e desgaste desnecessário e, por fim, faça um novo alongamento, o que vai ajudar a recuperar os músculos depois dos exercícios.
Mantendo a motivação em longo prazo
Estudos mostram que a maioria das pessoas que começam ou retomam um esporte desistem três meses depois, o que é realmente um momento delicado. Muitas vezes, a escolha do esporte é que foi equivocada, desenvolvendo algo que não gostava apenas pela oportunidade que surgiu ou para acompanhar um amigo. Os especialistas afirmam que é importante desenvolver uma atividade da qual se tenha realmente uma indicação, para que continue sendo divertida ainda que o tempo passe.
Vale lembrar que o fato de nunca ter praticado um determinado esporte não quer dizer que você não possa fazê-lo. O que vai determinar se você pode fazer ou não é o quanto o seu corpo e mente são capazes de se adaptarem à nova atividade e o quanto ela vai despertar o seu interesse em médios e longos prazos. É a capacidade individual, juntamente com o acompanhamento profissional, que o quanto isso te fará bem ou mal.
Outra informação interessante para quem quer começar ou retomar um esporte é a importância de se mudar os hábitos, passando a ter um estilo de vida mais saudável. Isso inclui, além da atividade física regular, uma alimentação mais equilibrada e a diminuição radical dos chamados “vícios comuns” (como o cigarro e a bebida), que podem alterar seu desempenho. Assim você terá maior possibilidade de continuar desenvolvendo sua atividade física preferida sem sofrer tanto e reduzindo as tentações do dia-a-dia.