Na mesma velocidade em que as tecnologias avançam, aumentam também o tempo que passamos parados, seja diante de um computador ou outro aparelho. O que não nos damos conta é que a rotina que vamos adotando ao longo da vida, seja em casa ou no trabalho, contribui muito para diminuir nossa qualidade de vida, seja por estresse ou por lesões. Assim, o sedentarismo vai gerando consequências que vão desde dores pelo corpo até doenças coronarianas, endócrinas ou relacionadas ao tipo de trabalho que o indivíduo desenvolve. Mas a Ginastica laboral pode mudar isso.
A desculpa que muitas pessoas dão para continuar sedentárias é a falta de tempo para ir à academia, acreditando que esta é a única opção possível. Se você pensa assim, conheça agora uma ótima maneira de reduzir o impacto da sua rotina no seu corpo, utilizando qualquer horário vago para desenvolver pequenas atividades físicas. O mais importante da ginástica laboral é que ela pode ser realizada no próprio local de trabalho, evitando o deslocamento para outro ambiente, reduzindo de maneira significativa as situações de stress e os acidentes de trabalho.
Outro ponto positivo da Ginastica Laboral é que pode ser feita em poucos minutos, não provoca cansaço físico ou suor e pode ser realizada com a mesma roupa de trabalho. Assim, ela ajuda a evitar problemas comuns nas empresas, como a Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (D.O.R.T), que são causas importantes de afastamento.
Ginástica laboral
Trata-se de um conjunto de atividades físicas de curta duração, com base principalmente em alongamentos que deve ser desenvolvida de acordo com o tipo de função exercida pelo indivíduo. Para a escolha destes exercícios podem ser usadas técnicas diferentes, buscando conhecimentos ligados às metodologias de Reeducação Postural Global (RPG), ergonomia, Pilates, Yoga, entre outros.
Dependendo da carga horária e do tipo de função exercida, a ginastica laboral pode conter atividades de aquecimento (antes do início do trabalho), exercícios de alongamentos (equilibrar os músculos em posturas contraídas), relaxamento muscular (ajudam também a evitar o estresse) e micro pausas (atividade laborativa realizada em pequenas frações de tempo, em intervalos dentro da jornada de trabalho).
Quando aplicadas em todos os dias de trabalho da semana, estas atividades podem contribuir muito para evitar a fadiga crônica, doenças ocupacionais, prevenção das possíveis doenças osteomusculares e ligamentares. O resultado pode ir além, pois com estes exercícios os funcionários poderão ficar ainda mais dispostos e motivados, aumentando sua produtividade.