Sucesso das academias em todo o país, o Crossfit é uma das modalidades de atividades físicas que mais ganhou adeptos nos últimos tempos. Mas, como tudo que ganha muito destaque, vem recebendo inúmeros elogios e críticas de todos os lados. Ninguém questiona que a prática de exercícios físicos é fortemente recomendada para pessoas de todas as idades por trazer inúmeros benefícios à saúde, exceto nos casos em que há contraindicação médica. Veja abaixo alguns bons argumentos que mostram como o Crossfit pode mudar o seu corpo e a sua vida.
O que é Crossfit
Trata-se de uma modalidade de atividade física desenvolvida pelos ex-atletas Greg Glassman e Glassman Lauren, com base em três conceitos principais, considerados por eles fundamentais para avaliar e atingir o condicionamento físico ideal. Cada um deles parte de áreas diferentes do conhecimento, mas que ao se juntarem prometem proporcionar o treino perfeito para modelar o corpo.
A teoria que fundamenta as atividades tem como primeiro conceito a compreensão das 10 aptidões físicas que podem ser aprimoradas por meio de adaptações neurológicas ou orgânicas, sendo elas:
– Agilidade
– Coordenação
– Equilíbrio
– Flexibilidade
– Força
– Potência
– Precisão
– Resistência cardiorrespiratória
– Resistência muscular
– Velocidade
Já o segundo conceito tem como objeto o que se faz para buscar estas aptidões, considerando que, independente do exercício que você vai fazer, é preciso que seja feito da melhor maneira possível. A aplicação deste conceito é possível perceber nas academias, por meio da seriedade com a qual cada pessoa trata os exercícios, nas mais variadas modalidades que o Crossfit permite.
O terceiro conceito considera a importância de se unir as três vias metabólicas que são responsáveis pela geração de energia para o corpo, independentemente de qual seja a atividade física que vai praticar: a primeira, responsável pelas atividades de maior potência que você vai desempenhar, a segunda, que tem como função reger as atividades físicas de potência moderada e a terceira, que utiliza a energia armazenada no corpo (neste caso a gordura) para transformá-la em energia para as atividades de baixa potência.
Tudo isso trabalha no sentido de tornar o seu corpo em uma máquina em perfeito funcionamento, extraindo o melhor do que ele pode oferecer. Com esta técnica é possível fortalecer o corpo, reduzindo a gordura localizada de maneira saudável e sem recorrer às dietas restritivas. O seu próprio corpo se torna uma ferramenta neste sentido, precisando apenas que você mantenha o foco.
Especialistas afirmam que os benefícios para a saúde são incontáveis, mas é importante destacar que por se tratar de uma atividade de alto impacto é necessário que você procure um profissional da área antes, para que não ocorram exageros que possam colocar a sua saúde em risco.