A prática de treino aeróbico em jejum se tornou uma prática bastante comum entre as pessoas que querem perder peso rápido, sempre com a justificativa de emagrecer usando mais lipídios como fonte de energia. Além disso, esperam que, com esta ação, seja inclusive mais fácil de definir os músculos. Mas o que muita gente não sabe é que isso pode trazer sérios riscos à saúde, além de não ajudar em nada no processo de redução de medidas.
Considerado por muitos especialistas como mais uma das receitas malucas para a perda de peso, o treino aeróbico em jejum é chamado de método revolucionário e acabou sendo difundido por diversas pessoas famosas, o que endossa ainda mais esta loucura. Alguns deles, inclusive, citam estudos que indicariam a sua eficácia, mas sem detalhar em quais condições estas pesquisas foram feitas e com qual motivação.
Derrubando mitos do aeróbico em jejum
Um dos maiores pesquisadores do emagrecimento, o doutor Paulo Gentil já deu seu parecer sobre este método que promete milagres, afirmando que ainda não há nada que comprove sua eficácia. “A própria ênfase de que utilizamos predominantemente a gordura durante este tipo de treino é ultrapassada e remonta a velha discussão dos exercícios aeróbios para o emagrecimento”, afirma o especialista.
Um estudo realizado em 1999 já demonstrava que a prática de exercícios em jejum leva a uma economia de glicose e à queima de gordura durante a atividade. Mas a mesma pesquisa publicada indica, também, que em estado de escassez de alimentos, normalmente o corpo promove um racionamento de energia, diminuindo drasticamente o gasto energético.
Fazer ou não o aeróbico em jejum?
Diante de pesquisas que apresentam bons resultados e outras que dizem o contrário, você deve estar pensando agora: e aí, começo ou não a treinar em jejum? Diante deste dilema você precisa decidir qual é o seu objetivo e ter clareza do que será melhor fazer para chegar lá. Alguns especialistas demonstram certo receio em relação a este método pelo risco de que ele cause uma proteólise, que é quando nosso corpo utiliza proteínas musculares como fonte de energia.
O mais importante é entender que existem muitas outras maneiras de perder peso e ter um corpo definido que você pode escolher sem colocar em risco a sua saúde. Aliás, é sempre importante procurar a orientação de um profissional de nutrição ou de um especialista em emagrecimento para não errar na alimentação e nos treinos. Assim você terá mais chances de perder peso com saúde e de maneira definitiva.