Aquele tempo em que se dizia que o homem ficava bem vestido com facilidade, desde que soubesse combinar camisa, calça sapato e cinto, passou, a moda masculina evoluiu. Inclusive, se destacam mais atualmente os homens que se vestem com estilo e bom gosto, o que não é das coisas mais fáceis quando não se tem a mínima noção do que está fazendo. E não vá pensando que você deve gastar uma fortuna em roupas para se vestir bem, pois valor investido não garante o visual.
Para ajudar você a não errar no visual, preparamos aqui algumas dicas de como montar um guarda-roupa simples e que te dê opções diferentes de roupas para todas as ocasiões sem ter que gastar todo o seu dinheiro. É importante lembrar que aqui colocaremos o básico, podendo variar de acordo com a sua profissão, estilo, etc.
Itens básicos da moda masculina
Independentemente do que você faz no seu dia a dia, algumas peças do vestuário masculino são indispensáveis para qualquer homem que queira andar bem vestido e se destacar pela elegância. Não importa qual é a ocasião ou evento, o que importa é que você tenha sempre o que vestir para estar lá. Ainda que você tenha uma opção por um estilo mais discreto, você certamente vai precisar destes itens:
Paletó, blazer e terno – os mais básicos são o preto e azul marinho, apesar de que o marrom e o bege podem fazer a diferença em algumas ocasiões. No caso do terno, é sempre importante ter um, mas o conselho é que você conheça suas medidas antes de comprar, optando também por cores mais básicas.
Camisas – invista mais nas peças básicas, pois elas podem compor bem com qualquer estilo, apostando nas camisas sociais (manga comprida), lisas, com listras finas e de cores mais suaves. Isto não impede que você tenha algumas mais estilosas, pois elas podem fazer a diferença em algum momento. As camisas de manga curta também podem ser interessantes, mas não são tão versáteis como as outras.
Calças – Aqui está um item que você não terá muita dificuldade de encontrar e que pode fazer muita diferença, não importando o seu estilo. O básico que você deve ter é pelo menos uma calça preta social, um jeans mais escuro (azul marinho, por exemplo) e ouro mais casual (evite os desfiados, pois eles são fáceis de reconhecer). Para ter opções na hora de compor o visual, vale a pena investir em uma calça de sarja bege ou caqui, o que pode fazer a diferença também. Seguindo o mesmo estilo das camisas, você pode ter outras peças mais estilosas também, pois isso não é crime.
Bermudas e shorts – aqui está uma coisa que depende muito do seu estilo. Para os esportistas é preciso ter vários shorts, o que não tem problema em abusar das cores, pois o esporte permite isto. No caso das bermudas é que você precisa escolher mais. O básico para não errar é apostas nas cores mais suaves, bege, caqui, branco, preto, azul escuro, etc.
Sapatos – está aí a parte mais simples de compor o guarda-roupa. Você precisa sempre ter um sapato preto social e um marrom. Isto é básico. Os chamados sapatênis também são interessantes, pois em um visual mais casual podem fazer sucesso. No caso dos tênis, vai depender se você pratica algum esporte que exige algo específico, do contrário, você pode escolher os modelos mais básicos, de solado baixo e de cores mais discretas.
Meias – não têm segredo, principalmente se você está optando pelo estilo mais básico para não errar. Alguns pares de meias pretas, brancas, cinzas e marrons já são suficiente. Vale lembrar que se você vai usar bermudas com tênis é que você tenha meias de soquetes.
Gravatas – este é outro item que vai depender bastante do quanto você precisa usar no seu dia a dia, pois se for apenas para ocasiões especiais você pode comprar apenas o básico, que é uma gravata vermelha, uma azul escura, uma preta e uma de cor mais suave. Elas podem conter estampas simples ou serem lisas, o que importa é não exagerar. Assim você poderá compor seu visual sem grandes dificuldades.
Assessórios – algumas coisas você precisa ter no seu guarda-roupa e que também vão depender de sua rotina, entre elas estão óculos de sol, pulseiras, relógios, maletas, etc. Outros itens vão de acordo com o seu estilo, como anéis, colares, entre outros. Você pode ter alguns e ir compondo de acordo com o que você achar que vai ficar legal.