Ao contrário de tempos atrás, quando era menor a variedade de produtos disponíveis no mercado, fica difícil saber qual é a diferença entre o que encontramos para comprar, principalmente se tiver relação com moda, beleza e estilo. Um bom exemplo é a diversidade de tipos de perfumes que encontramos nas lojas e que muitas vezes torna quase impossível diferenciar.
Mas não se desespere, pois vamos apresentar para você as principais diferenças entre os tipos de perfumes disponíveis, para que você possa comprar sem erros e de uma maneira bem mais simples. Além disso, vamos explicar o que é que torna cada um mais apropriado que o outro de acordo com a situação ou momento do dia.
Fixação dos perfumes
Podemos dizer, de maneira mais direta, que o que determina estas diferenças entre perfume, eau de toilette, eau de cologne, etc. é a duração do produto na pele, ou seja, por quanto tempo você (e as pessoas à sua volta) sentirá a presença da fragrância. Há um mito de que existe um produto que é colocado nos perfumes e que ele determina a duração. Mas, não se trata de uma substância especial, mas simplesmente o produto ativo da fragrância, que é a própria essência concentrada.
É a porcentagem de essência em relação ao conteúdo total da embalagem que vai determinar por quanto tempo o cheiro ficará no seu corpo e, por consequência, em qual tipo ele se encaixará. É por isso que se tornou comum ouvir que marcas mais caras fixam por mais tempo que as mais baratas, o que segue a lógica da quantidade de essência (logo, substância mais cara na fabricação).
Se sua dúvida é entre os produtos nacionais e importados, saiba que na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo, os perfumes possuem uma média entre 18% e 35% de produto ativo (essência ou concentrado), o mesmo acontece com a chamada Eau de Toilette nos países mais frios.
Já no Brasil, a concentração fica em geral entre 7% e 15% e, antes que você pense que é somente por razões econômicas (taxações diferenciadas, etc.), saiba que isto é necessário para se adaptar à nossa realidade climática, que e muito diferente dos países do hemisfério norte.
A explicação da indústria é de que, como nossa temperatura média fica próxima a 30ºC (na maioria dos estados), os perfumes com maior concentração de essência têm uma evaporação mais rápida e intensa, o que deixa o perfume mais forte e enjoativo. Daí a ideia de deixa-lo mais suave, reduzindo a concentração. Daí surge a variedade de tipos que encontramos hoje.
Como escolher o melhor perfume
Abaixo colocamos os tipos mais comuns de perfumes e em quais ocasiões o seu uso é mais indicado. Vale lembrar que cada produto pode ter uma reação diferente de acordo com cada tipo de pele, por isso é bom sempre conhecer melhor o seu corpo para ter mais certeza do que usar.
Perfume ou parfum – É sem dúvidas o que há de mais durável entre todas as categorias, por isso é também conhecido como extrato de perfume, por conter uma concentração de essência entre 25% a 35%. Por ser mais concentrado, geralmente permanece no corpo por muito mais tempo (entre 12 horas e 24 horas, em alguns casos).
É preciso ter muito cuidado para usá-lo, pois está entre os mais fáceis de errar. Como possui maior concentração e fixação, seu uso é mais indicado para eventos abertos, de preferência com duração maior que duas horas (principalmente à noite). Se você for passar o dia inteiro fora também pode ser uma boa opção, mas é preciso ficar atento à quantidade que você pode transpirar, pois isso pode tornar a permanência dele na pele desagradável. Em caso de eventos fechados e com menor duração, use com bastante cautela, em pequenas quantidades nos pulsos e atrás das orelhas. Cuidado para não pesar na mão, o excesso desse perfume pode carregar o ambiente.
Eau de Parfum (água de perfume) ou deo-perfume – Ele possui uma concentração de essência de no máximo 18%, restando na pele por até 10 horas. É o que mais encontramos nas lojas especializadas, principalmente no Brasil
Este tipo de perfume se tornou mais popular principalmente por ser o mais versátil, sando ótimo para o dia a dia, mas podendo ser usado também em ocasiões especiais. É mais fácil de combinar com qualquer tipo de evento, desde que seja observada, é claro, a quantidade que você vai aplicar. Combina tanto com a balada, uma noite no bar, ou programas com mais pessoas, quanto com um evento mais íntimo, com pessoas mais próximas ou mesmo um jantar a dois.
Eau de Toilette ou deo-colônia – Possui uma concentração de essência entre 8% e 10%, o que logicamente torna sua fixação bem menor do que a dos ouros anteriores. A duração é de aproximadamente 4 a 6 horas, dependendo de como o seu corpo reage ao produto. Por ser mais suave e bem mais versátil que os demais, vem ganhando muitos adeptos nos últimos anos.
Não existe uma indicação exata para o seu uso, principalmente por ser bastante suave. Ele combina com qualquer ocasião, independente da estação do ano ou temperatura. Não tem como errar na sua aplicação, pois não se trata de um produto muito forte.
Eau de Cologne (água de colônia) ou desodorante colônia – Possui concentração de essência entre 3% e 5%, sendo assim de baixa fixação, mas contando com a ação refrescante como principal argumento. Você pode usá-lo no corpo inteiro, sendo o mais indicado após o banho, o que dá uma sensação de frescor deliciosa. Não tem restrição também em relação à estação do ano ou temperatura.
Eau Fraiche (água fresca), Splash ou Body Splash – Contém somente entre 1% e 3% de essência em seu volume, o que pode garantir a você uma fragrância bem suave e fresca. É sem dúvidas muito indicada para climas tropicais e quentes como o do Brasil. Assim como a água de colônia, você pode usar diariamente, após o banho inclusive, com a possibilidade também de aplicar por todo o corpo.