Fugindo totalmente do estereótipo que sempre reafirmamos, um estudo britânico aponta um dado interessante sobre a vaidade masculina. Os homens que sempre reclamaram da quantidade de tempo que as mulheres passavam em frente ao espelho, estaríamos passando mais tempo em frente a ele do que elas. A pesquisa feita pelo site de moda e beleza para homens Avaj com 1 mil britânicos mostrou que os homens estão se olhando no espelho muito mais do que as mulheres, em uma conta que fecha em 23 vezes contra 16.
O que fazemos diante do espelho?
As mulheres afirmam que a maior parte das vezes que se olham é principalmente para ver se o cabelo está ‘em ordem’, se a maquiagem continua no lugar e se o está tudo ok no look em geral. Já os homens parecem que não sabem explicar exatamente o que fazem diante do espelho, pois não apontaram nenhum motivo específico, dizendo apenas ficam admirando, observando o próprio corpo e sua beleza.
O estudo concluiu que os homens passam em média 10 minutos por dia frente ao espelho, o que representa quase seis dias e meio por ano apenas se olhando. Inclusive, 11% deles reconhecem que se olham até mais de 30 vezes por dia. São dados muito surpreendentes, mas que merecem um pouco mais de atenção. Veja o detalhamento da pesquisa e tire suas conclusões.
O que vemos no espelho?
Segundo a pesquisa, a parte do corpo que os homens gostam de olhar mais no espelho são os braços (76%), as pernas (54%), o sorriso (49%), os olhos (43%) e também o cabelo (38%). A explicação para tudo isso pode estar em outro dado da pesquisa, onde 82% dos homens entrevistados reconhecem que o fazem pela importância de manter uma aparência agradável.
Não podemos deixar de comentar que 67% dos homens entrevistados afirmaram que usam pelo menos três cosméticos. Destes, 34% reconheceram que já usaram os produtos de beleza sua namorada ou mulher, nos casos em que moravam sob o seu teto. Outros 9% dos pesquisados afirmam que usam cosméticos e produtos de beleza femininos regularmente.
A diretora do site Avaj, Tracey Denison, explica que este comportamento pode estar relacionado com a adesão crescente às selfies. “É também possível que a tendência de selfies seja uma das causas do aumento da vaidade masculina, por se tratar de uma maneira de celebrar a própria aparência”. Ainda segundo ela, “infelizmente esta tendência não parece tocar a maioria das mulheres, que continuam bem mais complexadas do que os homens”.