A barba está mais na moda do que nunca, o que ninguém tem dúvidas quando assiste a um filme, programas de TV ou mesmo vê revistas de moda, por exemplo. O que muitos homens se esquecem é que quando se fala de cuidados para a manutenção da barba, isso não se resume apenas ao constante barbear, ou seja, o cuidado apenas com a forma. É preciso cuidar também (e muito bem!) da higiene da barba.
Barba pode ser mais suja que o vaso sanitário
Isto serve de aviso para todos os barbudos, sejam Hypsters, senhores ou demais descolados: de acordo com especialistas do cabelo de Birmingham, na Inglaterra, uma barba pode conter até mais sujeira do que o vaso sanitário de seu banheiro. Se você está assustado ou não acredita no que estamos falando, leia a seguir as explicações dos especialistas!
Sujeira acumulada na barba
Este é um fenômeno que sempre acontece quando você decide deixar sua barba crescer: os pelos dela crescem bem mais grossos do que os fios do seu cabelo. Isso contribui muito para que eles guardem uma infinidade de bactérias e outros germes, principalmente quando você tem a mania de passar a mão com certa frequência durante o dia. Como se sabe que as mãos são as maiores responsáveis por transportar a sujeira das coisas, sua barba acaba se tornando um verdadeiro depósito de germes e bactérias.
Higiene da barba
Se você quiser manter a sua barba saudável e longe dos germes e bactérias é preciso lavá-la como faz com o seu cabelo. Assim, é indispensável o uso de shampoo na sua barba pelo menos três vezes por semana, lembrando que isso pode aumentar caso você tenha a mania de passar a mão nela o dia inteiro. Tomando estes cuidados de higiene com a sua barba será possível limpá-la corretamente, além de deixa-la bem mais cheirosa e macia.
Ninguém quer manter no rosto algo que seja o pareça estar sujo, não é mesmo? Além do mais, manter a barba sempre limpa é uma maneira também de evitar diversas infecções da pele ou eczemas, especialmente no queixo e pescoço. Além disso, por estar muito próxima da boca há também o risco de contaminação de alimentos com os germes e bactérias que podem estar na sua barba.