Dermatologistas afirmam que a foliculite é um dos problemas de pele mais comuns, sendo popularmente conhecida como pelo encravado, que surgem principalmente na barba. Principalmente por se tratar de algo muito simples e de pouca duração, as pessoas acabam não procurando um especialista para entender quais são os motivos. Geralmente as pessoas se valem de soluções caseiras ou acaba convivendo com os desconfortos deste problema.
Não há dúvidas de que a melhor maneira de lidar com qualquer tipo de problema é evitando que ele aconteça e para a foliculite não é diferente. Se você costuma sofrer com os pelos encravados, conheça algumas dicas de como acabar com a foliculite.
O que causa a foliculite?
Em primeiro lugar, é importante explicar o que leva sua pele a desenvolver este problema, para que se possa evitar e acabar com a necessidade de tratamento. Nos homens é mais comum ter pelos encravados na região da barba, por causa do barbear frequente. A foliculite acontece quando há uma invasão de bactérias no lugar onde o pelo vai nascer, provocando uma infecção e impedindo que ele saia. Elas são caracterizadas por bolinhas vermelhas, em alguns casos com a ponta amarela, bem parecidas com pequenas espinhas.
Em casos mais graves elas também podem coçar e até doer, gerando um incômodo ainda maior. Normalmente, pessoas de pele mais escuras têm maior probabilidade de desenvolver a foliculite, por causa do formato encaracolado dos pelos (que dificulta a saída) e também porque normalmente possuem a pele mais grossa (excesso dequeratinização).
Como evitar a foliculite
A maneira mais simples é cuidar bem da higiene da pele e dos equipamentos que utiliza para se barbear, evitando assim a concentração de bactérias, que leva a desenvolver as inflamações. Por isso, ao fazer a barba, evite utilizar a mesma lâmina por muito tempo, lavando-a sempre após o barbear. Segundo especialistas, o mais indicado é utilizar produtos descartáveis, principalmente nos casos em que a pessoa já possui um histórico de pelo encravado.
Outra dica que ajuda bastante é fazer uma esfoliação da pele sempre que possível, pois isso ajuda a diminuir a queratinização, retirando as células mortas e deixando a pele bem mais lisinha. Vale sempre lembrar que esta esfoliação deve ser feita antes de se barbear, porque depois a pele fica mais sensível e você pode machuca-la ainda mais.
Em alguns casos a foliculite pode insistir em aparecer, mesmo com os cuidados para evita-la. Se este for o seu caso, a dica é mesmo procurar um dermatologista, pois seu caso pode ser mais complicado. Um especialista poderá avaliar bem a possibilidade de um tratamento mais completo, como os produtos à base de ácido salicílico, peelings seriados ou mesmo pomadas e cremes.