Se há pouco tempo não tínhamos muitas opções de produtos para cuidarmos do nosso visual, atualmente é possível perceber uma grande evolução. Na verdade, com o aumento da demanda do público masculino por produtos e serviços de beleza exclusivos, a indústria acabou aumentando as pesquisas na área e colocando nas prateleiras algumas novidades.
Entre os avanços estão dois que vêm ganhando cada vez mais adeptos, que é a pomada e a cera para os cabelos. Se antes os homens não tinham muita opção para o gel, agora eles podem escolher. A princípio, pode parecer quase impossível diferenciar uma da outra, pela semelhança e pelo efeito que elas produzem. Mas com o tempo você percebe que não é nada tão difícil assim e acaba decidindo pelo que te atende melhor.
Diferenças entre cera e pomada para cabelo
Antes de tudo é importante você entender que os dois são considerados modeladores para cabelo, produtos desenvolvidos para pentear e fixar os cabelos conforme você desejar. A primeira diferença que você vai perceber é na própria textura do produto, sendo que a pomada é mais cremosa, de fácil aplicação, enquanto a cera é mais densa, muitas vezes comercializada em bastão. Mas isso não será o fator de decisão para você, tendo em vista que o que importa mesmo é o resultado final.
Se o aspecto final do penteado é o que interessa, aí vão as principais diferenças entre a cera e a pomada para cabelo: normalmente, as pomadas dão um efeito seco, apesar de que algumas possuem um efeito com brilho; em relação às ceras, elas sempre variam entre as que oferecem um brilho quase imperceptível e as moderadas.
Se o que está pegando na escolha é a fixação, o que temos a dizer é que vai depender muito da sua rotina e dos seus hábitos. Se você é do tipo que arruma o cabelo pela manhã e não quer mais tocar nele durante todo o dia, a pomada pode ser o mais indicado para você. Isso porque a pomada geralmente tem fixação entre média e alta, o que é o ideal para quem quer deixar o cabelo no lugar por mais tempo.
Já a cera é mais indicada para quem possui um estilo mais versátil e que costuma inclusive mudar o penteado no decorrer do dia. Isso porque a fixação dela é geralmente bem mais leve (pode depender da quantidade aplicada), pois não endurecem os fios e permite remodelar o cabelo a qualquer hora.
Como aplicar a cera e pomada para cabelo
Não há diferença na aplicação em relação aos dois produtos. Em ambos os casos você deve pegar um pouco do produto (o exagero pode dar um aspecto estranho, por isso a dica é que seja o equivalente a uma ervilha para cabelos curtos). Em seguida, esfregue a cera ou pomada entre as pontas dos dedos e passe de acordo com o penteado que você quer fazer. Caso seja necessário, você pode pegar mais um pouco do produto e repetir o processo.