Se a cultura espanhola é marcada pelas touradas, nas quais diversos touros são maltratados e até sacrificados simplesmente por diversão, uma das cidades do país segue um caminho contrário. Uma prova interessante de que nem tudo está perdido e que é possível criar uma nova consciência nas pessoas em relação aos animais.
A pequena cidade de Trigueros del Valle, que fica na região de Castile e León, acaba de aprovar uma lei muito importante e que vai ajudar bastante as instituições que lutam contra os maus tratos aos animais. A nova legislação não só torna ilegal machucar touros nos famosos festivais de touradas como também dá a todos os animais direitos semelhantes aos de qualquer homem ou mulher que residem na cidade.
Igualdade entre humanos e animais
A aprovação por unanimidade da lei na cidade que possui pouco mais de 300 habitantes foi considerada como um grande avanço na luta pela proibição das touradas, sendo muito comemorada pelos grupos e instituições espanholas que zelam pelo bem-estar dos animais.
Com a nova legislação, as instituições públicas terão por obrigação zelar também pela segurança e bem-estar de humanos e animais, definidos no texto da lei como “residentes não-humanos”. A declaração consiste em 13 artigos que garantem aos animais direitos como o de serem respeitados, não estarem sujeitos à violência e a serem tidos como iguais.
O próprio prefeito da pequena cidade concorda com a nova medida. “Cachorros e gatos têm vivido conosco por mais de mil anos. E o prefeito deve representar não só os residentes humanos, mas todos eles“, afirmou Pedro Pérez Espinosa, o prefeito de Trigueros del Valle, em uma entrevista recente ao jornal ao Huffington Post.
Mesmo tendo uma repercussão positiva na cidade e entre os grupos que defendem os animais, a lei é vista por muitos como exagero e que seria uma maneira de sobrecarregar o serviço público. O que sabemos é que a discussão continuará ainda por muito tempo.
E para você, a decisão foi acertada ou passou um pouco dos limites? Deixe o seu comentário!