O cantor lírico esloveno Ambrož Bajec-Lapajne recebeu um diagnóstico que confirmava a existência de um tumor em seu cérebro, o que deveria ser retirado por meio de um procedimento cirúrgico. Após todos os preparativos, o artista foi encaminhado para a cirurgia. Como é um hábito neste tipo de caso, os médicos pedem que o paciente se mantenha acordado, para que seja possível avaliar a função cerebral.
Ao solicitar que ele cantasse um trecho de uma música enquanto removiam o tumor, a equipe médica que participava da cirurgia, que aconteceu no Centro Médico da Universidade de Utrecht, na Holanda, foi brindada com o talento do paciente. Se mostrando bastante consciente e com o acompanhamento musical de Schubert tocando ao fundo, Bajec-Lapajne cantou. Veja como foi no vídeo abaixo:
Cirurgia no cérebro
A melhor notícia é que o tenor, que hoje passa bem, foi amparado pelos médicos quando algo não saía bem. O impressionante é que ele conseguiu manter manteve a ótima voz e afinação mesmo enquanto estava com a cabeça aberta e sendo operada pelos cirurgiões.
“Eu cantei dois (o primeiro e o último) duetos de Schubert, chamados ‘Gute Nacht'”, diz Bajec-Lapajne. “Essa cirurgia aconteceu há mais de um ano e hoje eu estou bem, dando andamento à minha carreira de cantor lírico profissional”, declarou no seu canal do youTube.
Caso parecido
Não é a primeira vez que um caso assim ganha repercussão. O ator e músico Brad Carter teve que ser submetido a uma cirurgia para implantar um marca-passo cerebral, como parte importante do tratamento para o Parkinson ao qual seguia. Assim como o cantor lírico, o artista também pode mostrar a sua arte em um momento complicado.
Durante o procedimento, Brad tocou guitarra, como forma de assegurar que os impulsos emitidos pelo marca-passo estavam fazendo efeito. A operação foi realizada no Centro Médico da Universidade da Califórnia. Brad foi o paciente de número 500 a ser submetido a esta cirurgia para colocação de um marca-passo no cérebro. Veja como foi a cirurgia no vídeo abaixo: