Temperatura: por que sentimos mais calor do que as mulheres?

Temperatura: por que sentimos mais calor do que as mulheres?

Saiba o que faz o homem sentir mais calor do que as mulheres e preferir sempre uma temperatura mais baixa!

3959
1
SHARE
temperatura o masculino
Diferença no metabolismo pode explicar o que leva os homens a sentirem mais calor. Foto: BBC

Quem trabalha em um escritório fechado certamente já entrou em alguma discussão por causa do ar condicionado, quando as mulheres geralmente reclamam do frio e os homens do calor. Ainda que pareça apenas uma coisa pessoal, há uma explicação científica para o ato de homens e mulheres sentirem a temperatura de maneira diferente.

Um estudo desenvolvido por dois cientistas holandeses da Warwick Medical School que há uma diferença real entre homens e mulheres em relação à temperatura, o que pode acabar de vez com a eterna guerra do ar condicionado. A pesquisa feita com um grupo de pessoas mostrou que as mulheres sentem frio mais facilmente do que os homens.

Temperaturas diferentes

O resultado dos testes mostrou que as mulheres se sentem confortáveis em uma temperatura 2,5°C mais quente do que os homens, que geralmente se sentem bem com os termômetros marcando entre 24-25°C. Para o professor Paul Thornalley, um dos responsáveis pelo estudo, é a variação da produção média da taxa metabólica e calor corporal entre homens e mulheres que “pode ​​explicar porque é que há uma diferença de temperatura ambiental necessária para o conforto entre machos e fêmeas”.

O pesquisador ressalta que o metabolismo do corpo é responsável pelo crescimento e produção de energia, incluindo o calor. Taxa metabólica de repouso é a taxa mínima de gasto de energia por unidade de tempo enquanto estamos em repouso, calculado através de um conjunto padrão de equações. Em média, as mulheres têm uma taxa metabólica mais baixa do que os homens.

“Um grande determinante da taxa metabólica de repouso é a massa corporal livre de gordura nos corpos das pessoas”, diz Thornalley, o que representa cerca de 60% de diferença nas taxas metabólica de repouso individual entre homens e mulheres. Os homens têm mais massa magra no corpo (todos os componentes, como pele, ossos e músculos, mas com exclusão da gordura) do que as mulheres, o que leva a uma taxa metabólica de repouso superior. Os principais órgãos do corpo, incluindo o fígado, cérebro, músculo esquelético, rins e coração são onde a maioria da energia é consumida.

Produção de calor

A produção de calor sem movimento, quando a energia é gasta fora do exercício físico, ocorre no corpo na chamada “gordura marrom”, de acordo com o pesquisador. Os seres humanos têm dois tipos de gordura – gordura branca, que é uma reserva de calorias para o corpo, e a gordura marrom, que gera calor.

Esta gordura marrom produz calor involuntariamente por um processo chamado termogênese. Ela é regulada pela hormona da tireoide e pelo sistema nervoso, sendo responsáveis ​​pela variação adicional da taxa metabólica de repouso, principalmente nos homens. Os bebês, por exemplo, têm níveis mais elevados de gordura marrom do que os adultos, como forma de evitar a hipotermia.

Esta maior proporção de massa corporal que é capaz de produzir calor involuntariamente significa que, em média, os homens não sentem o frio tão facilmente como as mulheres. Além disso, nos meses de tempo mais abafado e quente, como no verão, eles têm menor tolerância para a temperatura, uma vez que seus corpos produzem mais calor em uma taxa metabólica de repouso, sentindo calor mais rapidamente.

Mas Paul Thornalley ressalta que nem todas as pessoas são iguais e é possível encontrar homens cujas taxas metabólicas sejam mais baixas do que de algumas mulheres, o que inverteria a situação.

É importante lembrar também que nos escritórios, onde surge a maior parte dos debates sobre o ar condicionado, os homens geralmente são obrigados a usarem roupas mais fechadas, como os ternos, por exemplo, enquanto as mulheres podem usar saias e vestidos tranquilamente. E isto faz toda diferença também quando o assunto é sentir calor ou frio.

Fonte: BBC