Amor platônico: veja dicas de como superar

Amor platônico: veja dicas de como superar

Veja dicas de como superar um amor platônico e perceba o quanto isto fará você se sentir melhor!

1325
0
SHARE
amor platônico o masculino
Superar um amor platônico nem sempre é fácil, precisando às vezes de ajuda profissional. Foto: Shutterstock

O chamado amor platônico é uma situação em que possuímos um sentimento enorme e um afeto mais profundo por uma pessoa, mas não somos correspondidos. Na maioria dos casos a outra pessoa nem mesmo percebe o que sentimos. É quase impossível encontrar alguém que, nem que seja em uma fase da vida como a adolescência, tenha sofrido com um amor platônico.

É também comum que as pessoas não se lembrem com tantos detalhes, principalmente quando a situação ocorreu ainda na adolescência ou na infância. O que muita gente não compreende é que casos como estes são muito importantes na construção da nossa personalidade e podem moldar como seguiremos em nossas relações na vida adulta. É preciso tratar o amor platônico de maneira séria, para que os reflexos sejam sempre positivos.

Outro aspecto que precisamos compreender é que quando um amor platônico acontece na vida adulta pode estar relacionado a outras questões, como a timidez ou a baixa autoestima, por exemplo. Com isso, acaba gerando um sofrimento maior para a pessoa e, caso não seja possível resolver sozinho, é importante procurar ajuda de um especialista.

Como superar um amor platônico

É importante que você entenda, a princípio, que não vale a pena continuar gostando de alguém que às vezes nem nota sua existência ou mesmo o sentimento que temos por ela. É uma situação que, de certa forma, trava a nossa vida sentimental de forma que impede, inclusive, que busquemos um relacionamento com outras pessoas. O próprio sofrimento e o fato de pensar na pessoa a todo instante sem tê-la ao seu lado por si só já atrapalha o curso normal da nossa vida.

Uma dica interessante e que pode ajudar é tentar ser mais realista, entendendo assim que uma relação que não tem possibilidades de se tornar real não pode ser saudável, por ficar apenas no campo ilusório. Assim, é importante que você busque sempre enxergar as coisas da maneira como elas são e não somente como você gostaria que elas fossem. Leve em consideração, inclusive, a possibilidade de que a outra pessoa goste de alguém que não seja você.

Outra possibilidade de superar um amor platônico é se abrir para novos relacionamentos, observar melhor as pessoas que estão à sua volta e que podem ter também um sentimento diferente por você. Com isto você pode começar a enxergar outras possibilidades e compreender que não existe apenas aquela pessoa que você gosta. Além disso, é também uma boa dica para quem pretende esquecer um amor que não deu certo, seja em seja ele platônico ou não.

Independência do outro

Uma coisa muito comum em amores platônicos é o fato de acreditar que nada será legal se for feito sem a outra pessoa, o que nos leva sempre a esperar que ela dê sua opinião antes de decidir. É preciso entender que sua vida não pode depender de outra pessoa, principalmente quando este sentimento não é recíproco. Controle melhor os seus sentimentos, pois somente assim você conseguirá se afastar o bastante para superar este amor não correspondido.

Nunca se esqueça de que, caso estas dicas não ajudem, mesmo você tendo se esforçado para esquecer este amor, você pode estar em um estágio mais complicado. Neste caso, o mais provável é que dificilmente você consiga se afastar dessa pessoa sem ajuda de um especialista. Terapeutas e psicólogos podem ser uma ótima maneira de se resolver um amor platônico.