Dicas de viagem: como não errar na ida ao exterior

Dicas de viagem: como não errar na ida ao exterior

Saiba como preparar melhor a sua ida ao exterior para evitar surpresas com as nossas dicas de viagem!

307
0
SHARE
dicas de viagem o masculino
Algumas dicas de viagem podem ajudar a evitar problemas na hora do embarque e na entrada em outro país. Foto: Shutterstock

A preparação de uma viagem internacional sempre exige o cumprimento de algumas tarefas que são fundamentais para que tudo dê certo na hora da partida, não é mesmo? A maior parte deste processo não pode ser deixada para a última hora, como é o costume de muitas pessoas em relação às malas. Por isso, eu vou dar algumas dicas de viagem para que você possa se preparar melhor e evitar inconvenientes na sua ida ao estrangeiro.

Dicas de viagem internacional

A documentação é uma parte importante em qualquer viagem, principalmente nas internacionais, pois a ausência ou desconformidade de um deles pode impedir a sua partida. A melhor maneira de saber quais os documentos necessários para que você possa chegar ao destino esperado é consultando um agente de viagens, pois eles conhecem o processo de uma maneira mais completa. De toda forma, algumas coisas podem ser adiantadas, como a necessidade de visto para entrar em um determinado país, entre outros.

Saber alguns detalhes sobre o lugar que você pretende ir já e um bom começo. Nós brasileiros, por exemplo, não precisamos de visto para entrar nos países participantes do chamado Tratado de Schengen, que é uma convenção entre países europeus que estabelece uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre eles, incluindo também algumas dezenas de países pelo mundo. Entre eles estão: Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Grécia e Suécia.

Dicas de viagens: levando as crianças

Este é um ponto bastante importante e que pode causar confusão nas pessoas, pois há uma política e exigências em território nacional e uma regra bastante diferente para viagens internacionais. Isto fica ainda mais complexo no caso em que as crianças viajarão com um dos pais ou com terceiros, o que é preciso checar com bastante antecedência se está tudo. A dica é conferir quais são as exigências para a entrada das crianças no país estrangeiro, pois isto pode mudar de acordo com as regras de cada destino.

Outra exigência de alguns países são as vacinas contra determinadas doenças, o que exige atenção e regularização antecipada. Várias delas são para que o visitante possa se prevenir de alguma doença local e precisam ser tomadas alguns dias antes da viagem para que faça efeito. Por isso a dica é de preparar com antecedência tanto o passaporte e o visto, quanto as vacinas, independente da idade dos viajantes. Seguindo uma determinação da Organização Mundial da Saúde, alguns países da América do Sul, América Central, Caribe (Barbados, Tobago etc.) podem solicitar a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e a imunização contra a febre amarela, por exemplo.

Algo que também pode atrapalhar sua entrada em outro país é a exigência de um seguro saúde, muito comum em países europeus, por exemplo. Existem vários tipos e valores, que são geralmente definidos pelo tipo de cobertura ao qual você terá direito em caso de necessidade. Acontece que alguns países exigem que ele tenha um valor mínimo de cobertura, o que pode dar problema na sua chegada ao país. Por isso, não deixe de perguntar ao seu agente de viagens qual o mais apropriado no seu caso e peça opções de algumas empresas para poder escolher a que melhor couber no seu bolso.

Dicas de viagem: bagagens

Com a documentação toda pronta é hora de preparar sua mala, o que já é por si só uma mistura de expectativas e dúvidas. Uma dica importante é avaliar bem o que vai realmente utilizar durante a viagem para não carregar duas malas enormes sem necessidade (o fato de poder levar as duas não quer dizer que você precise). Pense bem na sua mobilidade, pois as malas podem te atrapalhar bastante nas idas entre uma cidade outra. Além disso, se você se instalar em hotéis com escadas e sem elevador vai ser ter dor de cabeça (ou no corpo) na certa. Neste caso a mala pode ser mais um estorvo do que uma vantagem para você.

Outra dica é verificar a meteorologia antes de arrumar a mala, para saber o que você irá encontrar no país de destino. Existem sites na internet que mostram previsões do tempo para todos os países do mundo, o que pode ser um grande aliado neste sentido. Depois procure colocar roupas mais confortáveis, de preferência que não precisem ser passadas a ferro. Uma camisa e uma calça mais social é o suficiente, a não ser que seja uma viagem de negócios, claro. No mais é pensar no básico que você utiliza e adaptar ao clima do local a ser visitado.

A bagagem de mão é algo que sempre gera dúvidas sobre o que pode ou não levar. Existem países mais rigorosos e outros menos, mas é bom ter cuidado mesmo. Em voos internacionais as regras são mais restritas, sendo proibido carregar qualquer objeto perfuro-cortante (como cortadores de unha com canivete), frascos com líquidos acima de 100 ml (ainda que ele esteja com menos líquido que a capacidade) aerossóis (desodorantes, etc.), entre outros. Na dúvida, a dica é perguntar a um agente de viagens para não errar.