As questões que envolvem relacionamentos amorosos são sempre muito complexas e exigem cautela, tanto para começar quanto para terminar. No segundo caso então, é preciso ser ainda mais cuidadoso, pois qualquer decisão sem pensar pode deixar tudo ainda mais difícil. Uma das grandes dúvidas que surgem quando terminamos um relacionamento é se vale a pena manter amizade com ex-namorada.
A situação fica ainda mais complexa quando fazemos parte de um mesmo círculo de amizades ou trabalhamos na mesma empresa, o que torna os reencontros inevitáveis. Aí não há escolha, pois ainda que não tenha qualquer tipo de relação pessoal vocês terão que lidar com a presença um do outro no mesmo ambiente com certa frequência. Isso exige dos dois muito jogo de cintura para não criar um clima ruim e prejudicar o trabalho ou mesmo os momentos de encontro dos amigos.
Se isso para você ainda é um desafio, vamos apresentar algumas dicas de como gerir uma amizade ou uma relação saudável com a ex-namorada.
Como gerir amizade com ex-namorada
Primeiramente você precisa entender o que você sente por ela neste momento, se você já superou o término ou se manter a amizade é apenas uma maneira inconsciente de ficar próximo, alimentando uma espécie de amor platônico. E você precisa ser bastante realista, pois se tentar esconder seus verdadeiros sentimentos pode piorar as coisas. Se perceber que ainda não consegue manter uma convivência tão próxima, evite ao máximo se aproximar e tente novamente em um momento futuro.
Neste caso, como dito anteriormente, é preciso ter cautela, pois nosso coração tem um tempo que muitas vezes nem mesmo nós compreendemos para se curar de um término. Comece a praticar ou retome alguns hobbies, se dedique aos estudos ou trabalho, buscando sempre momentos de diversão com os amigos e familiares também. Tente se distrair e evite queimar as etapas, até que possa compreender como sente cada parte do processo.
Uma dica importante neste caso é ter a noção do que vocês viveram e evitar determinadas situações que podem colocar tudo a perder. Um bom exemplo, neste caso, é se encontrarem ou ficar sozinhos por mais tempo em um determinado ambiente. Se for inevitável, procure manter uma conversa mais leve, evitando qualquer comentário que possa trazer à tona alguma lembrança do relacionamento para a conversa, pois isso pode aflorar ainda mais os sentimentos.
Para servir de parâmetro, nuca avance nesta relação com ela mais do que faria em uma amizade com uma pessoa do mesmo sexo. Este distanciamento deve ser respeitado para que os sentimentos da época de relacionamento não voltem, o que seria a porta de entrada para as lembranças e pode gerar sofrimento para os dois.
Tenha sensatez e saiba que há um limite para tudo. Por isso, saiba a hora de parar e se afastar da ex-namorada, evitando assim as recaídas. Não insista em encontros, não tente ficar muito perto nem olhando diretamente para ela. Agindo assim é possível que com o tempo você vá se fortalecendo e deixando para trás o tempo que passaram juntos.