Teve o celular roubado? Saiba o que fazer

Teve o celular roubado? Saiba o que fazer

Saiba o que você deve fazer caso tiver o seu celular roubado, pois quanto antes você agir nestes casos, melhor!

250
0
SHARE
celular roubado o masculino
Com o aumento do índice de roubos de celular é importante ficar atento às dicas. Foto: Shutterstock

Infelizmente, está cada vez mais comum ouvir relatos de pessoas que tiveram o celular roubado, ou mesmo que perderam e quem o encontrou não devolveu. A cada ano o Brasil bate novo recorde de linhas habilitadas, o que movimenta ainda mais o mercado de produtos furtados. Se você se encontra nesta situação e não sabe o que fazer, aqui vão algumas dicas importantes.

Normalmente, a primeira atitude das pessoas que ficaram sem seus celulares é bloquear o mesmo, para que ele não possa ser habilitado novamente. Criado no ano 2000, o Cadastro de Estações Móveis Impedidas (Cemi) recebeu, até o mês de janeiro de 2015, mais de 5 milhões de registros. Os números tiveram uma elevação de 2% em relação ao ano passado, o que não condiz com a média de novos aparelhos que começam a circular no país.

O que fazer em caso de celular roubado?

A primeira coisa a fazer é ligar para a central de atendimento da operadora e solicitar o bloqueio da linha imediatamente, para que não haja gastos em sua conta ou que sejam consumidos os seus créditos.

Em seguida, tente encontrar o IMEI (International Mobile Equipment Identity), número que está sempre descrito na nota fiscal do aparelho (se você quiser descobrir e anotar para caso precise, basta digitar *#06# no seu aparelho).

Faça um Boletim de Ocorrência em uma delegacia de polícia ou assine um Termo de Responsabilidade na loja da operadora para bloquear o aparelho, ambos incluindo o IMEI.

Caso você possua em seu smartphone um aplicativo de rastreamento, não tente descobrir onde ele está sozinho, pois você pode criar ainda mais problemas. Peça ajuda da polícia para tentar recuperá-lo.

Todas as operadoras sempre oferecem seguros para os aparelhos que são mais caros, o que pode ser uma boa opção se você costuma perder seus celulares. São diversas modalidade e com coberturas diferentes para cada tipo de aparelho e de cliente. Boa parte delas, inclusive, cobre o valor de um aparelho novo, o que já mudaria totalmente a situação em caso de perda ou roubo, não é mesmo?

O mais importante é que você tenha calma e não tome nenhuma atitude precipitada diante de uma perda ou roubo de aparelhos. Mas também não demore em fazer os procedimentos acima, pois quem está com o seu aparelho pode não estar com boas intenções e acabar por prejudicar você de alguma forma.

Atualmente, com os smartphones mais modernos, ficou muito comum que as pessoas armazenem fotos e arquivos pessoais neles, o que aumenta ainda mais o risco. Neste caso, pense em contratar algum serviço de estocagem na nuvem, que possibilita a recuperação dos arquivos em casos como este.