Câmera grava 1 trilhão de quadros por segundo e captura a viagem...

Câmera grava 1 trilhão de quadros por segundo e captura a viagem da luz

Conheça a nova câmera que registra 1 trilhão de quadros por segundo e que conseguiu capturar o movimento da luz. Assista ao vídeo do experimento!

0
COMPARTILHE
câmera o masculino
Nova câmera certamente irá revolucionar o mercado de foto e vídeo. Foto: Divulgação

Para quem achava que a tecnologia estava chegando a um patamar onde haveria uma diminuição do ritmo de desenvolvimento, o MIT Media Lab mostra que não é bem assim. Uma nova câmera desenvolvida por seus pesquisadores bateu todos os recordes e conseguiu fotografar até um trilhão de quadros por segundo (frames por segundo ou FPS).

Leia também:

Nova câmera Polaroid imprime fotos sem usar tinta

Câmera Graava: Brasileiro cria concorrente da GoPro

Lançado o Skate voador Lexus – Veja o vídeo!

Se você não tem muita noção do que isto representa, podemos fazer uma comparação comum boa câmera convencional. Enquanto os aparelhos que encontramos no mercado consegue capturar aproximadamente 24 FPS, a nova câmera pode atingir incríveis 1 trilhão de quadros por segundo.

Câmera registra viagem da luz

Com este novo patamar instaurado pelo novo aparelho, que certamente irá mudar os parâmetros da tecnologia fotográfica, os pesquisadores conseguiram um feito até então inédito: estudar e fotografar o movimento da coisa mais rápida do universo, a luz. Eles fizeram um experimento utilizando água como meio pelo qual a luz deveria passar.

As imagens são incríveis e você poderá assistir no vídeo abaixo. Nele foi registrado o movimento de fótons de luz, que viajaram a uma velocidade superior a 965 milhões de quilômetros por hora.

Para se ter uma ideia do que isso representa, se o registro de uma bala em movimento fosse monitorada por cientistas na mesma velocidade que o da luz, teríamos como resultado um vídeo com tempo aproximado de 3 anos.

Após o desenvolvimento deste aparelho, que certamente precisará de tempo até que fique disponível no mercado, seria possível dizer que a velocidade da luz foi enfim quebrada? Se a resposta é positiva ou negativa, ainda não sabemos. Mas, uma coisa é certa: o novo aparelho desenvolvido pelo MTI Media Lab irá certamente revolucionar o mercado de câmeras, o que pode render bons frutos tanto para a ciência e seus experimentos quanto para o próprio mercado de imagens.

Assista ao vídeo dos experimentos com a nova câmera!

Fonte: Good

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA