Windows 10 começa a ser liberado de graça hoje

Windows 10 começa a ser liberado de graça hoje

Nova versão do sistema operacional é gratuita para donos de Windows 7 a 8.1 e quem fez a reserva vai receber primeiro. Donos de computadores com sistemas antigos terão de pagar.

0
COMPARTILHE
windows 10 o masculino
Foto: Divulgação/Microsoft

Começou a ser liberado hoje (29/07) pela Microsoft o download do novo sistema operacional o Windows, que chega à sua versão 10 e funcionará em computadores, notebooks, celulares e tablets da empresa. Esta atualização acontece quase três anos depois do lançamento do Windows 8.1.

Como forma de garantir que todos os interessados vão receber corretamente o software, a empresa vai disponibilizar o sistema em fases. Assim, não são todos as pessoas elegíveis que conseguirão fazer o download gratuito do Windows 10. Vale lembrar que a opção é válida para quem já possui Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1, em 190 países, entre eles o Brasil. A gratuidade será estendida até o mês de junho de 2016.

O que preciso para baixar o Windows 10?

Para ter a atualização o seu computador máquina deve preencher alguns requisitos mínimos, como ter um processador de 1 GHz, e memória RAM de 1 GB (para 32 bits) ou 2 GB (64 bits) e espaço livre de 16 GB (para 32 bits) ou de 20 GB (64 bits). Além disso, é preciso fazer alguns preparativos na máquina: os donos do Windows 7 devem se certificar de que baixaram e instalaram o Service Pack 1 e quem usa o Windows 8 deverá atualizar para Windows 8.1.

Por causa da demanda enorme, o processo de envio do aviso para renovar o sistema pode demorar algumas semanas para os usuários. A prioridade no recebimento do novo software é sem dúvidas os 5 milhões de participantes do programa Windows Insider, que é voltado para usuários que comentam suas impressões com a Microsoft a respeito do software.

Já a segunda remessa será para os usuários que fizeram a reserva em 1º de junho, logo após a Microsoft anunciar a data oficial de lançamento do sistema. Todos serão avisados de que podem baixar o Windows 10 ao abrir o computador. A mensagem “Seu computador está pronto para sua atualização gratuita” vai aparecer por meio de um ícone na parte inferior direita da barra de ferramentas.

Se você não fez a sua reserva e não faz parte do grupo de Insiders certamente vai estar na terceira leva. Alguns sistemas podem apresentar certa instabilidade após a atualização, apesar de que a Microsoft afirma que o Windows 10 é compatível com a maioria dos Windows 8 e 7. Segundo a empresa, isso pode ocorrer porque o dispositivo não tem capacidade para rodar o novo sistema, explica a Microsoft.

windows 10 o masculino
Foto: Divulgação/Microsoft

Demais usuários devem pagar para ter a atualização

Os usuários que não são elegíveis para instalar o sistema gratuitamente, ou seja, aqueles que possuem Windows Vista, XP ou alguma versão anterior, deverão comprar uma licença. A empresa anunciou que nos Estados Unidos ele custará US$ 119 (Home, versão doméstica) e US$ 199 (Profissional, para empresas). O preço para o mercado brasileiro ainda não foi informado pela Microsoft.

Vale lembrar que o novo sistema operacional vai forçar os usuários a instalarem atualizações mesmo que eles não queiram. Esta novidade do Windows 10 é descrita no acordo de licenciamento que os donos do software têm de assinar antes de começar a utilizar. Com isso serão implantadas não só funções para ampliar a segurança ou correções de falhas serão incluídas no Windows 10, mas também novas ferramentas no sistema sem que o usuário possa optar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA