Conheça o aplicativo para tratar a gagueira

Conheça o aplicativo para tratar a gagueira

Saiba como funciona o aplicativo para tratar a gagueira, uma alternativa excelente para quem tem problemas na fala!

2
COMPARTILHE
aplicativo para tratar a gagueira o masculino
Aplicativo pode ser a solução para quem possui dificuldades na fala. Foto: Divulgação

Não é mais novidade que a tecnologia vem facilitando a vida de muitas pessoas e estamos diante de mais um que será de grande utilidade: um aplicativo para tratar a gagueira. Estamos falando do Ernesto, Jogos para Gagueira, que é um aplicativo para Android que foi desenvolvido pela ToyMobi, voltado para crianças e jovens com gagueira.

A utilização do aplicativo é bem simples, pois conta com um livro multimídia e 4 jogos, todos com o objetivo ajudar a melhorar a fluência da fala. Como foi totalmente pensado para tratar a gagueira, o aplicativo traz também boas ferramentas que possuem a função de trabalhar toda a articulação verbal, fonologia e a voz dos usuários.

Aplicativo para tratar a gagueira

O livro multimídia que está disponível em versão multimídia no aplicativo é uma versão do impresso “Ernesto, o menino com gagueira em família”, escrito por Mónica Gaiolas, que conta a história de um garoto com gagueja. A obra descreve como ele lida com a gagueira, bem como a relação com a sua família e amigos. Um fator importante deste livro é que ele traz conselhos para os pais e também para os educadores sobre como se comunicar com uma criança com gagueira, de maneira a ajudar a criança a compreender o que acontece com a sua fala.

aplicativo para tratar a gagueira o masculino
O livro multimídia é a versão do impresso e ajuda a pessoa a conviver melhor com o problema. Foto: Divulgação

O aplicativo traz jogos que ajudam a criança ou jovem a desenvolver melhor a fala. São eles:

Falar – O jogo explora quatro aspectos importantes para o desenvolvimento da fala, o que é essencial parta quem sofre de gagueira.

O mecanismo de fala, trabalhando as partes do corpo que são utilizadas quando falamos, além de todo o percurso do ar até chegar à boca. Ele consiste na visualização de uma imagem do corpo humano ao mesmo tempo em que ouve uma gravação referente ao mecanismo de fala.

Articulação verbal, que busca desenvolver uma consciencialização do ponto de articulação dos sons, como todas as partes que mexem em nossa boca no momento em que falamos algo. Nele o jogador deve escolher entre duas bocas, uma que represente o primeiro som da palavra apresentada por escrito e também sob a forma de imagem.

Produção de palavras isoladas sem esforço e de forma suave, que utiliza as mesmas imagens do jogo anterior, mas que possui uma gravação de fala usando começos mais suaves e contatos articulatórios sem esforço. Nele o jogador é induzido a usar esta técnica por reprodução auditiva a partir de um modelo indicado, com a possibilidade de gravar enquanto o faz.

Monitorização, onde o próprio usuário poderá avaliar o seu desempenho na gravação do jogo anterior, definindo sua performance como “bom”, “mais ou menos” ou “tenta outra vez”.

Identificar – jogo que explora o reconhecimento auditivo de sons fortes e suaves pelo jogador, onde ele terá que identificar se a palavra que ele acaba de ouvir é pronunciada com esforço e de maneira mais suave.

Memorização – Onde é trabalhada a produção de palavras isoladas sem esforço e de forma suave. Neste jogo é dado um modelo auditivo, convidando o jogador a reproduzi-lo enquanto, utilizando um estilo típico de um jogo de memória (busca por pares iguais).

Desenhar – Neste caso o usuário deve concretizar através de um desenho o que a gagueira representa para ele. Isto ajuda o jogador, a sua família, os educadores e também os terapeutas a trabalhar melhor a abordagem deste tema. Além disso, trabalha também o desenvolvimento da motricidade fina e da coordenação “olho-mão” no caso das crianças.

O jogo está disponível para Android e pode ser baixado na loja virtual Google Play.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA