Veja 6 dicas infalíveis para melhorar sua saúde digestiva

Veja 6 dicas infalíveis para melhorar sua saúde digestiva

Veja como melhorar a sua saúde digestiva e acabe de uma vez com os incômodos diários após as refeições.

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Algumas ações podem melhorar sua saúde digestiva. Foto: Shutterstock

 

Muitas pessoas sofrem muito com problemas digestivos, seja pela dificuldade mesmo de digerir os alimentos, pela prisão de ventre, entre outros. As causas são diversas, o que dificulta muito a identificação do motivo e, por consequência, torna ainda mais complicado melhorar sua saúde digestiva.

O que muita gente não sabe é que algumas ações simples no dia a dia podem fazer toda a diferença, melhorando sua digestão. Antes de apresentar as nossas dicas para melhorar sua saúde digestiva, aproveitamos pata lembrar que estes problemas podem indicar a existência de outras doenças, o que torna a consulta com um especialista indispensável caso os incômodos não passem.

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Dicas para melhorar a saúde digestiva

Reduza a ingestão de alimentos ricos em gordura, pois eles acabam pesando ainda mais o sistema digestivo, deixando-o lento. O ideal é equilibras sua alimentação, mantendo uma parcela menor de gorduras, pois elas, assim como as proteínas, são essenciais para o sistema energético do corpo. Opte por compensar a redução de gordura pela inclusão de alimentos ricos em fibras.

Coma alimentos com mais fibra, pois como foi dito acima, elas podem compensar a redução da gordura dos alimentos, além de serem reconhecidamente excelentes para o sistema digestivo. Esta substituição pode mudar para muito melhor a sua saúde digestiva como um todo, sendo inclusive muito indicada pelos nutricionistas. Vale lembrar que as fibras também ajudam a manter em movimento o estômago, reduz os níveis de colesterol no sangue e a absorção de açúcar pelo organismo.

Beba muita água. Esta talvez seja a dica mais repetida em nossos artigos sobre saúde alimentar, mas é sempre importante lembrar. Todo o trânsito intestinal, assim como a própria digestão e a saúde como um todo necessitam de uma boa hidratação do organismo para que funcionem de maneira satisfatória. Beber pouca reduz a velocidade do seu estômago, entre outros danos ao seu organismo.

Tenha horários certos para comer, pois ajuda o seu organismo a se preparar para a digestão e fazê-lo com mais eficiência. Quanto mais o seu corpo conhecer uma rotina diária, melhor adaptado ele estará para exercer suas funções e mais saúde você terá.

Coma com tranquilidade. Tão importante quanto ter a hora certa para comer é comer de maneira tranquila, sem preocupações e saboreando o alimento com a mastigação. Isso é algo que somente poderá ser conseguido com disciplina, consciência e adaptação dos cardápios ao que você realmente gosta, sempre buscando alimentos mais saudáveis. Lembre-se de mastigar bem cada alimento (pelo menos 20 vezes cada porção), o que é uma grande contribuição para que o estômago consiga digerir bem.

Mantenha-se em movimento. Não, você não leu errado. É preciso movimentar o seu corpo após as refeições principais, pois isso ajuda a estimular o bom funcionamento do organismo, principalmente o sistema digestivo. Aqui não estamos falando de correr ou jogar uma partida de futebol após uma feijoada, mas fazer uma caminhada leve antes de voltar ao trabalho, por exemplo. Além disso, a prática de uma atividade física com frequência torna-se ainda mais importante para a sua saúde. Segundo especialistas, uma rotina com 30 minutos de exercícios por dia já faz toda a diferença, independente do tipo de atividade, o que reflete também na sua saúde digestiva.

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