Câncer de próstata: importante conhecer para prevenir

Câncer de próstata: importante conhecer para prevenir

Oncologista dá detalhes importantes sobre o câncer de próstata, o que pode ser determinante para a prevenção da doença.

0
COMPARTILHE
câncer de próstata o masculino
Prevenção e diagnóstico precoce podem salvar vidas, Foto: Shutterstock

Aproveitando o Novembro Azul, mês destinado à conscientização para os cuidados com a saúde do homem, um tema que não pode ficar de fora é o câncer de próstata. Doença que atinge homens, principalmente acima de 40 anos, sua prevenção e o diagnóstico precoce podem ser cruciais para evitar maiores danos à saúde e bem-estar, principalmente, reduzir os riscos de morte.

Leia também:

Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata

Conheça o novo tratamento para o aumento da próstata

Tudo sobre próstata: tire as suas dúvidas agora!

Foi pensando na importância de se conhecer melhor o câncer de próstata que procuramos o oncologista Geraldo Felício da Cunha Júnior, da Cetus Oncologia, que deu mais detalhes sobre a doença. Confira, repasse as informações e ajude a combater esta doença!

Entendendo o câncer de próstata

A primeira coisa que precisamos compreender é o que realmente é o câncer de próstata. Antes de falar mais sobre a doença, o oncologista explica o que é e qual a função da próstata. “É uma glândula do aparelho reprodutor masculino, situada entre a bexiga e o reto, envolvendo a uretra dentro da pelve. Produz o líquido seminal, que se mistura aos espermatozoides produzidos nos testículos para formar o esperma, portanto a próstata é essencial á reprodução”. Ele lembra que o câncer nesta região é o mais comum no homem, sendo também o segundo que mais mata, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Geraldo Felício da Cunha Júnior que alguns fatores podem estar ligados à incidência da doença, sendo estes fatores internos e externos. “A história familiar em parentes de primeiro grau aumenta o risco de câncer de próstata em pelo menos 2 vezes”. O oncologista afirma também que homens com idade avançada e negros também possuem maior probabilidade de desenvolver a doença. Os cuidados com a saúde também pode influenciar. “O consumo exagerado de gorduras e carnes vermelhas, bem como a obesidade, são fatores de risco modificáveis”, destaca.

Sintomas do câncer de próstata

Em relação aos sintomas da doença, o médico afirma que na maioria dos casos a doença é assintomática em estágios iniciais. “Ela somente pode ser detectada precocemente pelo exame de toque e de dosagem do PSA no sangue: caso estes exames levantem a suspeita de câncer, deverá ser realizada a biópsia por agulha, que é feita pelo reto, guiada por ultrassonografia”. O oncologista ressalta ainda que o câncer de próstata avançado pode se manifestar por sintomas como obstrução urinária ou mesmo por dor óssea.

O diagnóstico precoce é importantíssimo para que se possa buscar a cura da doença sem grandes prejuízos para a saúde. “Em estágios muito iniciais, há alta chance de cura tanto por cirurgia quanto por radioterapia. Quando a doença desenvolve metástases, estas ocorrem sobretudo em ossos e, neste caso, a doença é incurável, embora passível de controle em geral por muitos anos”, conclui Geraldo Felício da Cunha Júnior.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA