Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata

Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dedicada à prevenção e o combate ao câncer de próstata. Entenda sua importância!

7
COMPARTILHE
novembro azul o masculino
Entre nesta campanha e ajude a salvar vidas! Foto: Shutterstock

O combate ao câncer de próstata ganha ainda mais força durante o chamado Novembro Azul, que é o mês dedicado à conscientização dos homens para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. A importância desta campanha se justifica pelo fato de que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, um a cada seis homens possui a doença e a estimativa é de que até o final deste ano (2015) outros 68 mil novos casos sejam diagnosticados.

Leia também: 

Tudo sobre próstata: tire as suas dúvidas agora!

Conheça o novo tratamento para o aumento da próstata

De acordo com o médico oncologista Diogo Assed Bastos, que é membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a campanha que ocorre anualmente é essencial para frear a doença. “A campanha Novembro Azul representa um marco e uma oportunidade para aumentar a conscientização dos homens em relação ao câncer de próstata”, afirma.

O diagnóstico precoce da doença pode ser definitivo para se alcançar a cura, pois o tratamento pode começar antes mesmo do surgimento dos sintomas. “Devemos lembrar a todos os homens e suas famílias da importância de procurar seu urologista e discutir os benefícios do rastreamento do câncer de próstata, que pode detectar a doença mais precocemente e aumentar as chances de cura”, ressalta o oncologista.

O aparecimento dos primeiros sintomas que podem indicar a doença já deve ser tratado de maneira séria, de acordo com Diogo Assed Bastos. “Os homens devem procurar atendimento se apresentarem sintomas que possam indicar a doença, como micção frequente, impotência, dor ou ardor na uretra, jato urinário fraco, e mesmo caso o líquido seminal apresente manchas de sangue”, reforça o oncologista.

Novembro Azul: mudança de pensamento e atitude

E os resultados positivos da campanha anual já começam a serem sentidos, de acordo com o especialista. “Com maior divulgação de campanhas como o Novembro Azul, percebe-se um aumento gradativo da conscientização da população masculina em relação ao câncer de próstata e a importância de realizar o acompanhamento médico”, afirma Diogo Assed Bastos.

Mas apesar dos bons resultados, o oncologista afirma que há um longo caminho pela frente. “Ainda há muito que melhorar já que mais da metade dos homens brasileiros acima dos 50 anos ainda não realiza o acompanhamento adequado. A criação de campanhas de conscientização em prol desta causa precisam atingir todas as culturas e classes sociais. Quanto mais conhecimento e ação maior a fonte de bem-estar do homem”, reforça.

E o médico Diogo Assed Bastos manda um recado para quem ainda não se deu conta da importância de se fazer os exames preventivos e buscar o diagnóstico precoce da doença. “Cuidar da saúde com zelo não deve ser atribuição apenas das mulheres. É fundamental que os homens se preocupem com sua saúde e a melhor forma de se manter saudável é realizando prevenção e diagnóstico precoce. Procure seu médico e converse sobre o rastreamento do câncer de próstata e seus benefícios. Quando o assunto é sério, devemos deixar o preconceito de lado e priorizar o cuidado com nossa saúde”, conclui.

Aproveite as campanhas durante o Novembro Azul e faça os exames preventivos. A sua saúde e sua vida podem estar correndo risco!

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA