Anticoncepcional masculino deve ser criado em breve

Anticoncepcional masculino deve ser criado em breve

Pesquisadores japoneses afirmam ter dado “passo chave” para criação do método, que se baseia no ‘bloqueio’ de uma proteína relacionada à fertilidade do homem.

0
COMPARTILHE
anticoncepcional masculino o masculino
Testes em ratos mostraram eficácia em bloquear proteína da fertilidade. Foto ilustrativa: Shutterstock

Estudo divulgado por uma equipe de pesquisadores japoneses pode ser o primeiro grande passo para a criação e um anticoncepcional masculino. A pesquisa, que foi publicada na revista científica “Science”, se baseia no bloqueio de uma proteína para desenvolver a pílula para o homem. O método foi testado em roedores e deixaram as cobaias temporariamente inférteis.

Leia também:

Satisfação sexual: Brasil é o 4º entre 26 países

Como se aprende sexo?

Qual a duração ideal da relação sexual?

Anticoncepcional masculino

A ação da pílula seria sobre a proteína denominada calcineurina, que exerce um papel importante sobre a fertilidade masculina. Outros estudos já trabalhavam neste sentido, mas haviam encontrado dificuldades para identificar concretamente qual entre as diferentes proteínas poderia afetar a fertilidade em maior medida.

De acordo com Masahito Ikawa, professor do Instituto de Pesquisa em Doenças Microbianas da Universidade de Osaka no Japão e responsável pelo estudo, “As descobertas deste estudo podem ser um passo-chave para dar aos homens controle sobre seu futuro reprodutivo”.

Durante a pesquisa foram analisadas em camundongos variedades da proteína calcineurina, que são expressadas nos genes PPP3CC e PPP3R2, que só podem ser encontrados em células de formação de esperma. Durante os testes os especialistas conseguiram bloquear o PPP3CC nos camundongos machos, por meio de dois fármacos inibidores, criando assim uma mutação na proteína. Foi esta alteração que fez com que os roedores se tornassem temporariamente estéreis, ou seja, incapazes de fertilizar óvulos.

Os roedores recuperaram sua fertilidade apenas uma semana após o fim do consumo dos fármacos. Masahito Ikawa destaca que esta evolução específica da calcineurina também se encontra nos seres humanos, o que leva os pesquisadores a acreditarem que o método poderia ser utilizada para desenvolver anticoncepcionais reversíveis para homens.

Vale lembrar que até hoje os únicos métodos anticoncepcionais para homens são a vasectomia, que é efetiva e segura, apesar de ser permanente, e o uso de preservativos, que podem falhar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA