A prática de exercício físico combate o stress e depressão

A prática de exercício físico combate o stress e depressão

Entenda como a prática de exercício físico ajuda a combater o estresse e a depressão e mude de vez sua rotina!

1
COMPARTILHE
prática de exercícios físicos o masculino
Praticar exercícios ao ar livre ajuda a combater o estresse e a depressão. Foto: Shutterstock

Um estudo publicado recentemente na Suíça conseguiu provar algo que muitas pessoas já sabiam: praticar exercícios físicos combate o estresse reduz até mesmo os sintomas da depressão. Diversas pesquisas já foram feitas no sentido de compreender a relação entre a prática de uma atividade física e o humor das pessoas.

Um grupo de pesquisadores do Instituto da Ciência do Desporto da Universidade de Berna, na Suíça, liderado por Mirko Wegne, concluiu que a prática de exercício físico tem efeito semelhante ao dos antidepressivos, tendo em vista que estimula os mesmos movimentos no cérebro.

Leia também:

Treinos longos são bons para aumentar a massa muscular?

Exercícios intensos sem exaustão melhoram o humor dos jovens

Vigorexia: quando a insatisfação com o corpo vira doença

Prática de exercício físico

Para o desenvolvimento do estudo a equipe contou com a participação de 40 mil pessoas. Após a análise dos casos, os pesquisadores puderam comprovar que os exercícios físicos, assim como os antidepressivos, aumentam a concentração de serotonina, um neurotransmissor que aumenta a sensação de prazer e de felicidade, além de ajudar na formação dos neurónios.

Em entrevista à BBC Beth Murphy, diretora de informação da organização de solidariedade para a saúde mental Min no Reino Unido afirmou que “uma doença física pode ser a causa de problemas de saúde mental pelo que estar ativo, e, portanto, fisicamente em forma pode ajudar a manter a saúde mental”.

Com estas novas descobertas, fica ainda mais evidente que a prática de exercício físico é muito boa para o corpo, por manter em forma e produzir a endorfina, que ajuda a reduzir a percepção da dor e estimula o estado de humor, mas também para combater o estresse.

Outro estudo

Um estudo feito em 2011 já havia mostrado resultados neste sentido. Na época, foram analisados os casos de 127 pessoas que foram diagnosticadas com depressão e que não tinham tido nenhuma melhoria mesmo após de um tratamento com antidepressivos convencionais. Foi graças à atividade física que 30% deles conseguiram reduzir os sintomas de depressão, o que segundo os pesquisadores se deu pelo fato de que praticar exercício físico ao ar livre estimula os sentidos.

“Os médicos já passaram a prescrever o exercício físico como complemento para tratamento”, explicou o pesquisador, lembrando que cada pessoa reage de uma maneira diferente e que não descartam o uso de medicamentos.

Beth Murphy afirma ainda que é importante determinar o tipo de exercício e a maneira como deve ser praticado. “A prática de exercício físico ao ar livre estimula os sentidos de uma forma mais eficaz que as aulas nos ginásios ou as atividades em zonas urbanas”, destaca.

O pesquisador lembra ainda que “os esportes praticados em equipe também ajudam a reforçar as redes sociais, a falar dos problemas com outra pessoa ou simplesmente a rir, desfrutando do tempo longe da família e do trabalho”.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá,
    Adorei o seu site. Eu própria já fui gordinha :), mas com muita força de vontade e aconselhando-me bastante em sites de emagrecimento, consegui perder 38 Kg.
    Estou aqui para dar bastante força a todas as pessoas que pretendem perder peso de uma forma saudável.
    Não desistam. Acreditem no vosso crer.

DEIXE UMA RESPOSTA