Qual é o melhor horário para treinar?

Qual é o melhor horário para treinar?

Descubra qual é o melhor para treinar e veja a diferença que isto pode fazer nos resultados da sua atividade física.

2
COMPARTILHE
melhor horário para treinar o masculino
Saber quais é o melhor horário para treinar pode fazer uma grande diferença nos resultados. Foto: Shutterstock

Esta é uma dúvida que sempre aparece para quem quer seguir com a atividade física, seja para perder peso, se manter em forma ou mesmo ganhar massa muscular. Muitas vezes, por não saber qual o melhor horário para treinar, as pessoas acabam definindo pela praticidade, em alguns casos até mesmo alternando os horários de acordo com a agenda.

Mas acontece que isso não deve ser feito simplesmente assim. Está provado que a escolha do horário em que você treina pode influenciar diretamente nos resultados que você vai alcançar. Por isso, continue lendo este artigo e você vai entender como funciona e poderá decidir qual o melhor horário para treinar.

Como saber qual é o melhor horário para treinar?

Você certamente já ouviu falar do ritmo circadiano, o seu relógio biológico de 24 horas que determina o nível de atividade de vários sistemas, entre eles a atividade do sistema nervoso central, temperatura do corpo, além da síntese e liberação de alguns hormônios, como a testosterona e o cortisol.

Praticamente todos os aspetos bioquímicos e fisiológicos do ser humano são influenciados pelo ritmo circadiano, o que o coloca em uma posição estratégica para quem quer obter resultados positivos com os exercícios físicos.

Nos homens, os níveis de cortisol e de testosterona aumentam a partir das 6hs e atingem um pico de manhã cedo. Já a concentração de cortisol vai diminuindo, caindo até 92% entre as 6hs da manhã até às 23hs. Já a concentração de testosterona cai apenas 42% durante o mesmo período de tempo. Com isto, chegamos à conclusão de que há uma relação testosterona-cortisol muito mais favorável no período da tarde, o que pode contribuir para a melhoria dos resultados (veja o gráfico).

melhor horário para treinar_1
Gráfico da pesquisa “Effects of time of day on resistance exercise-induced anabolic signalling in skeletal muscle”

Outro fator importante é que no período da tarde os treinos promovem maior liberação de testosterona, reduzindo ao mesmo tempo os níveis de cortisol. Isto acaba gerando uma situação mais favorável ao anabolismo (síntese das substâncias pelo organismo). Resumindo, a possibilidade de ganho de massa magra é maior com treinos durante a tarde do que pela manhã ou à noite.

Estudos sobre o melhor horário para treinar

Um estudo realizado na Norwegian School of Sport Sciences, chamado “Effects of time of day on resistance exercise-induced anabolic signalling in skeletal muscle”, que analisou a expressão de genes e a ativação celular, também mostrou resultados neste sentido. Ele conclui que a sinalização celular para a hipertrofia também parece ser mais elevada no período da tarde do que pela manhã.

As variações de temperatura ao longo do dia também podem explicar os melhores níveis de força no período da tarde. Um estudo chamado “Diurnal variation in temperature, mental and physical performance, and tasks specifically related to football (soccer)”, mostrou que os jogadores de futebol têm mais força e melhor desempenho físico entre as 16hs e as 20hs, quando a temperatura corporal também se encontra mais elevada.

De acordo com os especialistas, isto pode explicar também o aumento da flexibilidade em comparação com o resto do dia. Esta flexibilidade ajuda muito a reduzir o risco de lesões durante a prática de atividades físicas. Por tudo isso, se você puder optar pelo período da tarde para praticar sua atividade física, certamente terá melhores resultados.

melhor horário para treinar o masculino
Se você puder escolher, opte pelos treinos à tarde e terá melhores resultados. Foto: Shutterstock

2 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, interessantíssimo essa matéria. Me ajuddou bastante, pq geralmente não tenho horário fixo para treinar, mas a partir de amanhã começo a fazer de tudo para que seja na parte da tarde! Muito obrigado, e parabéns pela matéria

DEIXE UMA RESPOSTA