Academia: o que devo saber antes de escolher?

Academia: o que devo saber antes de escolher?

Descubra o que uma academia precisa oferecer para que você possa ter segurança e alcançar seus objetivos!

0
COMPARTILHE
academia o masculino
Escolher a melhor academia é muito importante para que você tenha segurança e alcance seus objetivos. Foto: Shuterstock

Com a explosão da atual onde fitness as academias ficaram lotadas e o próprio mercado tratou de se adequar, com a abertura de novos estabelecimentos. Mas, apenas o fato de levar o nome de academia não quer dizer que o lugar esteja realmente preparado para receber você e ajuda-lo a alcançar seus objetivos. É preciso saber escolher, pois isto irá influenciar (e muito!) no seu desempenho e desenvolvimento das atividades. Além disso, ao optar pela melhor você também reduz seriamente os riscos de lesões e problemas nos exercícios.

Muita gente se engana ao pensar que ficar escolhendo muito uma academia é atitude de quem vai malhar ‘profissionalmente’, que quer ficar ‘gigante’ ou todo definido, usando a desculpa de que quer apenas ter uma atividade física para optar por qualquer uma. Mas os especialistas da área não concordam com esta ideia e afirma que é preciso sim ter cuidado ao se inscrever em um estabelecimento, pois a sua saúde pode estar em risco. Veja agora algumas dicas de profissionais sobre como avaliar uma academia antes de começar a malhar.

Como escolher uma academia?

A primeira dica é uma das mais importantes, pois se trata do erro mais comum entre as pessoas: decida pela qualidade, não pelo preço. Não é qualquer estabelecimento que conseguirá oferecer o mínimo para que você possa desenvolver suas atividades com segurança e alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem. Os equipamentos bons são caros e o preço pago pela mensalidade geralmente está de acordo com o valor investido na compra e manutenção dos mesmos. Isto nos leva a pensar que uma boa academia, que tenha bons equipamentos e profissionais competentes não conseguirá fazer um preço muito baixo.

Outro erro das pessoas na escolha da academia é pensar que se ela possui uma aparência legal, um visual atraente e materiais de divulgação bem feitos sejam sinônimos de um bom lugar para malhar. Engana-se quem pensa assim, principalmente pelo fato de que nem sempre quem investe mais em propaganda investiu bem nos equipamentos e profissionais. Pense nisso e nunca decida com base apenas nos panfletos e na aparência, pois você pode entrar em uma fria!

Se tiver ‘monstro’ é pra lá que eu vou… Ou não?

É um caso bastante recorrente também o das pessoas que observam apenas o tipo de gente que malha em uma determinada academia antes de decidir. Isso vale tanto para quem quer virar um ‘gigante  ‘ quanto para quem quer apenas manter o corpo em forma ou cuidar da saúde. Não pense que se um lugar tem halterofilistas profissionais você irá se tornar um também, nem que continuará magro se entrar em uma que não é frequentada por fortões. Não são as pessoas que vão te levar ao seu objetivo, mas sim você e a estrutura (material e profissional) que a academia oferece.

A equipe de profissionais de uma academia pode dizer muito sobre ela, pois são eles que ajudarão você a alcançar seus objetivos, evitando erros que podem levar você às lesões e problemas de saúde. Por isso, antes de se matricular, veja quais especialistas o estabelecimento te oferece e veja se está adequado aos seus propósitos. Se você não faz ideia do que é preciso, existem alguns que são indispensáveis, como os professores de educação física. Algumas oferecem nutricionista e até médico (contratados ou em parceria).

Objetivos de quem?

Além de serem profissionais formados e qualificados para o exercício da profissão, é preciso que eles também saibam avaliar e ajudar você a conquistar seus objetivos com os exercícios, não forçarem você a fazer o que não quer. A relação entre aluno e professor deve ser de respeito entre as duas partes, pois só assim você terá prazer em ir todos os dias para praticar sua atividade.

Após observar tudo isso vem o menos importante, mas que pode fazer diferença no final das contas para você, que é a proximidade com a sua casa ou trabalho. Isso porque um dos maiores argumentos de quem abandonou a malhação é que a academia era longe ou ‘fora de mão’, o que não contribuía para mantê-la na rotina. Tenha responsabilidade, foco e mexa-se!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA